Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Giuliana Mancini
Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 05:00
O Vitória tem enfrentado um momento turbulento como visitante na temporada 2024. O rubro-negro até estreou com resultado positivo, mas vive um jejum desde então. Já são três jogos seguidos sem vencer longe do Barradão, incluindo o recente empate com o Altos. Um cenário que liga o alerta vermelho e preto - ainda mais que o próximo compromisso é, mais uma vez, fora de casa.
O Leão enfrentará o Jacobina nesta quarta-feira (7), às 19h15, no estádio José Rocha, pelo Campeonato Baiano. E voltar a ganhar como visitante é preciso. Com o início da 6ª rodada, o time do técnico Léo Condé caiu para a 4ª colocação, e corre o risco até de deixar o G4 nesta semana.
Até aqui, foram quatro partidas fora do Barradão, com uma única vitória: 1x0 sobre o Jacuipense, no Valfredão, pela 1ª rodada do estadual. Desde então, o rubro-negro somou derrotas para Barcelona de Ilhéus (2x1) e Jequié (1x0), também pelo Baianão, e um empate sem gols com o Altos, pela Copa do Nordeste. O rendimento é de apenas 33,3%.
“Nesse momento, estamos passando por uma turbulência, fazendo muitos jogos longe do Barradão. Quando passar essa sequência de jogos, tenho muita convicção que vamos apresentar um futebol melhor e conquistar os resultados positivos”, disse Condé, após o jogo contra o Altos.
Se o calendário recente do Vitória envolveu muitos jogos como visitante, o mês de fevereiro promete uma boa sequência como mandante. Afinal, após o duelo contra o Jacobina, o Leão tem apenas um jogo programado para acontecer fora de casa ainda neste mês: diante da Juazeirense, no Adauto Moraes. A partida está marcada para o dia 14, às 21h30, pela 3ª rodada do Nordestão.
Todos os outros quatro compromissos rubro-negros em fevereiro serão em casa. Um bom sinal - afinal, como anfitrião, o Vitória vive outro cenário. A equipe tem 100% de aproveitamento no Barradão, com resultados positivos sobre Bahia de Feira (1x0) e Juazeirense (3x0), ambos pelo Baianão.
A próxima partida em casa será neste sábado de Carnaval, dia 10, às 19h, diante do ABC, pelo Nordestão. Depois, o Leão voltará a seu estádio para três compromissos em sequência. A começar pelo Ba-Vi: o primeiro clássico do ano será no dia 18, um domingo, às 16h, pela 7ª rodada do estadual.
Os outros dois duelos ainda não tem data exata marcada, mas serão com o Vitória como mandante. Um deles será diante do Atlético de Alagoinhas, também pelo Baianão. Pela programação do torneio, o confronto deve acontecer no dia 24 ou 25 deste mês.
O outro jogo é pela 4ª rodada do Nordestão, que terá partidas nos dias 21 e 28 - a CBF ainda não detalhou como será a distribuição das partidas entre as datas. A equipe de Léo Condé pegará o Náutico.
Alívio no calendário
Vivendo uma maratona tão corrida neste início de ano, o Vitória precisará esperar um pouco até sua primeira semana livre para treinos. Mas o período exato para o intervalo ainda está indefinido. Isso pois depende, justamente, da partida diante do Timbu.
Se a CBF alocar o jogo para o dia 28, a pausa acontecerá entre os duelos contra o Bahia e contra o Atlético de Alagoinhas - ou seja, entre os dias 18 e 24/25 de fevereiro.
Mas, se a data escolhida para o compromisso com o Náutico for o dia 21, o rubro-negro precisará esperar um pouco mais pela sua semana livre. Isso porque ela só aconteceria entre o jogo contra o Atlético de Alagoinhas (24/25 de fevereiro) e contra o Itabuna (agendado para 3 de março, às 16h, no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus).
Próximos jogos do Vitória: