Curso pós-técnico é opção de especialização profissional rápida

Com conclusão em até 10 meses, SENAI oferece sete opções de qualificação. Inscrições estão abertas até 20 de maio

  • Foto do(a) author(a) Estúdio Correio
  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Estúdio Correio

  • Victor Lahiri

Publicado em 22 de abril de 2024 às 10:38

Daniel Carvalho diz que pós-técnico ampliou a visão para o negócio na empresa onde trabalha. Crédito: SENAI/Divulgação

À medida que a tecnologia avança e as relações de trabalho se transformam, a demanda pela atualização dos profissionais que atuam no mercado cresce cada vez mais. A aquisição de novas competências e habilidades é capaz de garantir melhores oportunidades para quem busca crescer na carreira. Foi pensando nisso que o técnico em mecatrônica Daniel Carvalho, optou por ingressar no curso pós-técnico em Sistemas Fotovoltaicos, como forma de abrir as portas para um setor em crescimento, e antes mesmo de concluir a qualificação, já garantiu um emprego em uma empresa do ramo.

"Eu já tinha sido aluno do CIMATEC e sabia da qualidade do SENAI. Como o mercado de energia fotovoltaica já era uma área de interesse, resolvi ingressar no pós-técnico, já de olho em oportunidades no setor”, explica. “Fiquei impressionado com o curso. É completo e possui toda uma estrutura que nos prepara para atuar nas mais diversas circunstâncias. Apesar de atuar em pós-venda, hoje entendo todas as etapas do processo e isso fortalece o meu trabalho” "

Daniel Carvalho
Aluno do curso pós-técnico em Sistemas Fotovoltaicos

Assim como Daniel, Sidney de Oliveira Xavier também optou pelo pós-técnico para impulsionar a carreira profissional. A qualificação escolhida foi Planejamento de Manutenção Industrial.

" Descobri o curso através do LinkedIn. Ao ver diversas publicações de alunos que estavam cursando, despertou meu interesse”, relembra. “A experiência foi muito positiva, a especialização desenvolve uma perspectiva mais analítica dos processos de manutenção. Tudo que envolve a parte sistêmica, que é tão importante quanto a execução das atividades em si "

Sidney Xavier
Ex-aluno do curso pós-técnico em Planejamento de Manutenção Industrial
Sidney Xavier teve um incremento de renda de 40% na empresa onde trabalha após concluir o pós-técnico Crédito: Arquivo pessoal

De acordo com Sidney, a experiência ajudou a modificar sua visão sobre a profissão, tornando-o um profissional mais completo. "O curso impulsionou esse momento da minha carreira, me tirou da visão operacional e desapertou a visão mais estratégica dos processos de manutenção como um todo”, relata. “Hoje, faço parte de uma equipe de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade de um grande player no segmento de fertilizantes, um dos que mais cresce no Brasil”, comenta. Além de novos desafios e evolução na carreira profissional, Sidney conta que o pós-técnico proporcionou a ele um incremento de salário entre 30 e 40% da sua renda.

Atualização

Formatado com o foco em atualizar profissionais que atuam em áreas que passam por constantes mudanças, os cursos pós-técnicos oferecem oportunidades em campos como sustentabilidade, energias renováveis, inteligência artificial e segurança digital.

"Bem como a pós-graduação, o pós-técnico tem a missão de adequar os profissionais ao que o mercado pede. Lançamos essa modalidade em 2020 e desde então temos recebido feedbacks muito positivos dos alunos, pois muitos conseguem alcançar o sonhado emprego, uma promoção ou mesmo iniciam um negócio"

Tatiana Ferraz
Gerente executiva da Escola Técnica SENAI CIMATEC

Segundo Tatiana, Gestão Integrada de QSMS e Responsabilidade Social e Técnica em Planejamento de Manutenção Industrial estão entre os cursos mais procurados. A duração das especializações é de 10 meses e são ofertadas sete opções de cursos. As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio e podem ser feitas através do site www.postecnicosenaiba.com.br, ou nas Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) das Unidades do SENAI BAHIA. O pré-requisito para se candidatar é ter concluído curso técnico ou graduação (bacharelado ou tecnológico) em áreas afins. As aulas estão previstas para começar no mês de maio e em julho, a depender do curso.

Do total de vagas oferecidas, 35 são bolsas de estudo 100% gratuitas. O processo seletivo de bolsas se encerra dia 23/4. As vagas são destinadas a alunos diplomados nos cursos técnicos ou em cursos de graduação do SENAI BAHIA. Além das bolsas, o SENAI BAHIA oferece desconto de 30% na primeira mensalidade para os candidatos que efetuarem a matrícula até o dia 23 de abril. Depois desta data, o desconto no valor da matrícula será de 20%, até o final do prazo de inscrição (20 de maio).

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.