Com brasileiro na concorrência, categoria de Melhor Animação tem filmes para todas as idades

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 17:12

- Atualizado há um ano

ANOMALISA (CHARLIE KAUFMAN, DUKE JOHNSON E ROSA TRAN)

Assinado por Charlie Kaufman, roteirista de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, em parceria com Duke Johnson e Rosa Tran, a "animação para adultos" em stop motion Anomalisa conta a história de um homem com um estranho distúrbio psicológico, a Síndrome de Fregoli. 

Veja trailer(Foto: Divulgação)Marido, pai e respeitado autor de um livro de autoajuda, ele é um homem incomodado com a rotina da sua vida. Ao seu redor, todos se parecem e soam iguais - por isso, todos os personagens, homens ou mulheres, são dublados pelo mesmo ator. 

Um dia, ele se surpreende ao descobrir uma possível escapada de seu desespero: uma despretensiosa atendente de telemarketing, que pode - ou não - ser o amor de sua vida.

O MENINO E O MUNDO (ALÊ ABREU)

Representante brasileiro no Oscar 2016, O Menino e o Mundo levou o país a concorrer pela primeira vez na categoria Melhor Animação da maior premiação do cinema. Com traços simples, semelhantes aos bonecos palito feitos pelas crianças, o personagem central da trama, identificado apenas como o Menino, descobre um mundo fantástico ao deixar sua aldeia em busca do pai. 

A história começa com a família unida no campo, mas após o pai embarcar em um trem – talvez em busca de melhores condições de vida –, o Menino pega carona na carrocinha de um catador de lixo e vai viver suas aventuras pelo desconhecido.

Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.

Veja trailer(Foto: Divulgação)

DIVERTIDA MENTE (PETE DOCTER E JONAS RIVERA)

Animação da Disney-Pixar, Divertida Mente evoca os melhores filmes do estúdio e tem direção do mesmo criador de Monstros S.A. O filme conta a história da menina Riley, 11 anos, obrigada a deixar uma vida tranquila e feliz no estado do Minnesota, no meio-oeste americano, para morar em San Francisco, na Califórnia.

Veja trailer(Foto: Divulgação)As personagens representam emoções humanas como a alegria, a raiva o medo ou a tristeza e ajudam Riley a enfrentar o novo dia-a-dia. Na verdade, a história acompanha o que acontece na cabeça de uma menina. Como funcionam os mecanismos de tristeza e alegria, como se criam os laços familiares, o que estimula a fraternidade?

Pete Docter, que nasceu no Minnesota e dirigiu também o megassucesso Monstros S.A. (2001) e Up - Altas Aventuras (2009), declarou que encontrou inspiração na própria filha para realizar o longa-metragem.

(texto de Hagamenon Brito)

SHAUN: O CARNEIRO (MARK BURTON E RICHARD STARZAK)

Você já viu A Fuga das Galinhas (2000), Piratas Pirados (2012) ou a série Wallace e Gromit? Então, sabe o que esperar da animação Shaun, O Carneiro, produzida pelo mesmo estúdio, o britânico Aardman, um dos poucos ainda a fazer stop motion para a telona. 

Personagem de uma série televisiva, o carneiro Shaun ganhou uma nova dimensão no cinema, com o longa de Mark Burton e Richard Starzak, vencedor do júri popular no último Anima Mundi. A trama leva o público para um universo um pouco diferente da bucólica fazenda onde Shaun vive. 

Veja trailer(Foto: Divulgação)Cansados da rotina rural, os carneirinhos fazem mil e umas para escapar e conhecer a cidade. Acontece que um inesperado acidente faz com que seja o fazendeiro (e não eles) a migrar para a cidade. Com a casa transformada num caos, cabe a Shaun resgatar a ordem e o fazendeiro.

A viagem, que era para ser de puro turismo, virou uma grande caçada ao desmemoriado proprietário. Um filme para a garotada se divertir, mas também para os pais, que vão encontrar piadas sobre redes sociais e várias referências de cultura pop.  

AS MEMÓRIAS DE MARNIE (HIROMASA YONEBAYASHI E YOSHIAKI NISHIMURA)Filme do tradicional estúdio Ghibli, do Japão, fundado por Hayao Miyazaki, do aclamado filme A viagem de Chihiro. O longa conta a história é a de Anna, de 12 anos, que é filha de filha adotiva e está sempre solitária e infeliz. Até que um dia ela acha, numa ilha isolada, uma mansão, onde vive Marnie. A garota, então, vira a única amiga de Anna. Mas Marnie não é bem quem parecia ser.

Veja trailer(Foto: Divulgação)