Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Acesso à Concha Acústica é alterado por causa das obras do TCA

Mudança ocorre a partir do dia 16 de maio

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 5 de maio de 2025 às 10:32

O TCA oferece cursos de iniciação à música sinfônica
Teatro Castro Alves  Crédito: Fernando Vivas/GOVBA

A partir do dia 16 de maio, o acesso à Concha Acústica será modificado por causa das obras no Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, em Salvador. A informação foi confirmada pelo secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (5), após uma vistoria nas obras de ampliação. 

O acesso acontecerá exclusivamente pela ladeira da fonte. Além da mudança de entrada, o estacionamento do teatro será fechado. “É um transtorno, infelizmente, necessário para garantir o andamento da obra e o funcionamento pleno da Concha Acústica, que seguirá recebendo apresentações, mas com essa alteração de acesso”, disse o secretário. 

Fechada desde janeiro de 2023, a sala principal do Teatro Castro Alves (TCA) integra as obras do Complexo do Teatro Castro Alves que foram orçadas em R$ 260 milhões. As intervenções se encontram na terceira fase desde o ano passado, com um longo prazo de operação e entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.

O projeto da obra do Complexo do TCA prevê a requalificação integral da arquitetura e da gestão do equipamento, mantendo os valores estéticos e históricos da estrutura existente na proposta original de José Bina Fonyat Filho e Humberto Lemos Lopes. A promessa do governo é de que haverá requalificações na cenotécnica, iluminação, instalações, vestimentas cênicas, poltronas, revestimentos acústicos, reforço estrutural do urdimento e camarins.

Até o momento, 25% da obra foi concluída. "Estamos no momento em que a obra dá um grande salto, justamente a troca da cobertura. São quase 6 mil m² de cobertura que estão sendo substituídos", disse Bruno Monteiro. A previsão é de que 70% do projeto esteja finalizado em dezembro deste ano.