Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Arcebispo de Salvador pede que fiéis rezem pelo novo papa

Dom Sergio da Rocha está no Vaticano, onde participou neste sábado (10) de um encontro com Leão 14

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 10 de maio de 2025 às 13:37

Cardeal Dom Sérgio da Rocha em coletiva à imprensa no Vaticano
Cardeal Dom Sérgio da Rocha em coletiva à imprensa no Vaticano Crédito: Padre Elísio Serpa

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, agradeceu neste sábado (10) aos fiéis pelas orações durante o Conclave e o período que o antecedeu e também pediu que as pessoas rezem pelo novo papa, o recém-eleito Leão 14 - antes, cardeal Robert Francis Prevost.

Em vídeo publicado na rede social, Dom Sergio mencionou a reunião que teve hoje, junto aos demais cardeais, com o papa, no Vaticano. Nela, Leão 14 falou sobre por que escolheu esse nome e sobre o desafio de ter aceito o "fardo" de ser papa.

"É muito importante que os cardeais estejam próximos do papa, não só os cardeais, mas que todos nós, que você tenha o novo papa no seu coração e na sua oração", disse Dom Sergio.

O arcebispo pediu ainda que os fiéis continuem unidos e rezando por Leão 14: "Quero pedir a todos: continuemos unidos em oração pelo novo papa, o papa Leão 14 e acima de tudo estejamos unidos a ele, acolhendo o sucessor do Apóstolo Pedro como o nosso papa, como o papa de todos nós. Procuremos estar unidos a ele, acolhendo os seus ensinamentos e ajudando toda Igreja a caminhar sempre mais unida, unida ao sucessor de Pedro e, por isso, unida a Cristo".

Dom Sergio da Rocha, de 65 anos, viajou para Roma em 22 de abril - um dia depois da morte do papa Francisco, de quem era próximo. Ele é do interior de São Paulo, nascido em 1959 e foi ordenado padre em 1984. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Foi nomeado arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Teresina pelo papa Bento 16, em 2007. Um ano depois, assumiu a arquidiocese como Arcebispo Metropolitano. Em 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília. Já no pontificado de Francisco, em 19 de novembro de 2016, Dom Sérgio foi proclamado cardeal.

Em 11 de março de 2020, foi nomeado por Francisco arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil — título dado por liderar a primeira sede da Igreja no Brasil.