Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Assembleia Legislativa da Bahia entregará a Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu

Sessão especial acontece nesta quinta-feira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 15:14

José de Abreu
José de Abreu Crédito: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concede nesta quinta-feira (3) a Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu. A honraria é uma das mais importantes da Casa Legislativa. 

A sessão especial de outorga da honraria acontece a partir das 14h30 de amanhã, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.

A iniciativa foi pedida pela deputada Fátima Nunes, do PT, depois de ser proposta na gestão do ex-deputado Marcelino Galo. Na justificativa, é informado que o artista é um dos maiores atores do país em atividade. Também é destacada sua trajetória ligada a causas políticas e democráticas.

Biografia

José de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo. Na juventude, ele se dividia entre a faculdade de Direito em São Paulo e o curso de dramaturgia. Sua carreira nos palcos foi interrompida por causa da sua militância política, quando foi preso no congresso da União Nacional dos Estudantes durante a ditadura militar. Foi obrigado a se exilar na Europa em 1968, retornando apenas em 1974.

Ao longo da sua vida, José de Abreu participou de inúmeras novelas, programas, especiais, séries e minisséries na televisão e também no cinema. 

O ator também ficou famoso por defender posições de esquerda no país. Em fevereiro de 2019, em reação à autoproclamação de Juan Guaidó à presidência da Venezuela, chegou a se declarar presidente do Brasil, em um comentário social.