Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Avenida Jorge Amado será duplicada pela Prefeitura

Via liga o Imbuí à Boca do Rio, obra começa de imediato e terá seis meses de duração

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2023 às 13:37

Avenida Jorge Amado
Avenida Jorge Amado Crédito: Valter Pontes / Secom PMS

A Avenida Jorge Amado, que faz a ligação entre o Imbuí e a orla da Boca do Rio, em Salvador, será duplicada. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (8), às margens da via, no Imbuí. Serão construídos retornos e baias para ônibus, a obra terá início imediato e vai durar cerca de seis meses. O investimento será de R$ 9,5 milhões.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) lembrou que a região recebeu novos condomínios nos últimos anos e que isso se refletiu no trânsito. Ele afirmou que a requalificação vai melhorar a qualidade de vida também de quem usa o transporte público, porque deve amenizar os congestionamentos.

“Nós vamos, na prática, duplicar todo o trecho que é possível de ser duplicado, saindo da praça principal do Imbuí até a frente da Uniceusa. Nós vamos, também, duplicar o pontilhão da comunidade do Bate Facho. É mais uma via importante da cidade que nós estamos requalificando com recursos próprios da Prefeitura, mais uma obra importante de mobilidade, em especial nessa região do Imbuí e da Boca do Rio”, disse Bruno Reis.

Serão duas faixas em cada sentido, além de canteiros com paisagismo. Moradores comemoraram a decisão e disseram que a região sofre com o congestionamento nos horários de pico. A avenida tem casas, condomínios e estabelecimentos comerciais. O professor José Lopes, 55 anos, disse que vai acompanhar a obra.

“Como moro bem perto, eu passo pela avenida todos os dias para trabalhar ou quando estou à lazer, nos dias de folga, então, vou também acompanhar o desenvolvimento dessa obra. Espero que façam intervenções de drenagem para evitar alagamentos”, disse.

O projeto inclui obras de drenagem, implantação de áreas de estacionamento, recuperação de passeios, pavimentação e iluminação em LED. A duplicação ocorrerá entre a saída da Rua das Araras e o cruzamento com a Rua Santo Antônio, num trecho de cerca de um quilômetro de extensão. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e será executado pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

O titular da Seinfra, Luiz Carlos, explicou que as novas sinalizações e os retornos vão auxiliar os motoristas e facilitar a fluidez do trânsito, e que as baias de ônibus vão evitar que os coletivos parem no meio da rua, causando congestionamentos.

“Esse é um caminho mais curto entre a Paralela e a orla, mas é um caminho em que hoje ainda ocorrem muitos engarrafamentos e até alguns acidentes, porque você não tem uma via adequada e as pessoas precisam cruzar a avenida para acessar uma rua perpendicular”, afirmou.

Durante a assinatura da ordem de serviço foi anunciada uma nova ligação viária entre a Estrada do Curralinho e a Rua dos Colibris, no Imbuí. A construção está 80% finalizada. Já a nova Rua Granja Marazul, ligando a Boca do Rio ao Stiep, fará um binário com outras vias do entorno para facilitar o tráfego. E a Estrada do Curralinho ganhará 20 novos espaços de lava-jato, além de campo, quadra e uma nova praça.