Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de novembro de 2023 às 15:26
Os roteiristas baianos se destacaram no XI Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), o maior concurso de roteiro da América Latina. A Bahia ganhou dois prêmios na categoria roteiro e um prêmio na mostra internacional de curtas. Além disso, mais dois roteiristas baianos foram finalistas do concurso de argumento para longa-metragem.
Na categoria roteiro de piloto de série, a vencedora foi Maira Cristina, com a comédia dramática “Amapô”. A menção honrosa foi para o piloto de série “Ninja Bráu”, de Vitor Souza, Pedro Henrique Cardoso e Anderson Soares Caldas. Já na mostra internacional de Curtas, Camila Ribeiro, recebeu o prêmio de melhor final pelo curta “Jussara”.
Dentre os finalistas de argumento de longa-metragem, mais baianos na lista: Rodrigo Luna e Susan Kalik, com “Guerra das Baianas”. Além disso, o baiano Marcos Alexandre participou do Pitching dos Labs Convidados, com seu primeiro longa-metragem “Alex”, desenvolvido no Dialab. Fora isso, a Caravana Frapa Live de Roteiristas, encabeçada pela roteirista e produtora Carollini Assis, levou para o evento cerca de 35 roteiristas para participar do Festival.
A programação de filmes contou com exibição de “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, roteiro de Paula Gomes e Haroldo Borges, produção do Coletivo Plano 3, mesma equipe criativa dos premiados Filho de Boi e Jonas e o Circo sem Lona. O desempenho dos baianos no Frapa não é novidade. Desde 2019, os roteiristas da Bahia têm apresentado suas histórias sempre se destacando na competição.
Frapa 2023