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Sem chope? Conheça primeiro bar que serve cardápio 100% salada

Recém-inaugurado, o Healthy Salad Bar fica na praça de alimentação do Salvador Shopping e conta com opções sem lactose, sem açúcar e sem farinha

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 3 de setembro de 2023 às 05:00

Victoria Cintra, empresaria e criadora do Healthy Salad Bar
Victoria Cintra é empresária e criadora do Healthy Salad Bar Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

Pense em um bar onde não vai encontrar um petisco, muito menos um chope no cardápio. Já imaginou um que só serve salada? Sim, ele existe. Quem é fit, vegano ou intolerante a glúten e lactose corre aqui, porque a gente vai mostrar onde fica esse bar bem diferente. Recém-inaugurado, o Healthy Salad Bar (@saladbarhealthy) está localizado na praça de alimentação do Salvador Shopping. Lá, é possível montar a sua própria salada ou poke e escolher também entre as opções sugeridas no menu.

“Sempre fui fã de saladas. A ideia do bar surgiu em meio a viagens e pesquisas por todo o mundo. Vimos essa tendência crescendo nas grandes cidades. Então, quando nos Estados Unidos, tive a oportunidade de provar saladas deliciosas em um bar nesse formato, a experiência me motivou a investir em um negócio focado nisso”, conta a empresária e criadora do bar, Victoria Cintra.

O conceito foi inspirado em bares que seguem essa tendência e já são comuns fora do país e também em grandes capitais como São Paulo. Os produtos servidos no balcão são 100% sem lactose, sem açúcar e sem farinha, assim como no restaurante Healthy, onde Victoria também é sócia.

“No restaurante, servimos pratos elaborados, como atum selado, nhoque de aipim, parmegiana. Temos uma cozinha completa e um serviço a la carte. Já no bar, optamos por trazer um menu mais enxuto com praticidade e rapidez. O sabor e qualidade mantemos como prioridade nas duas unidades”, explica.

Para o bar de saladas foram criadas várias opções de molhos, além da oferta de uma variedade de carboidratos, complementos e proteínas. “O cliente vai encontrar saladas com extremo sabor ou até mesmo ser o seu próprio chef, criando suas combinações. No quiosque Salad Bar, ele ainda encontra pokes, cafeteria, sorvetes, doces, salgados e chocolates da nossa confeitaria saudável”.

"O cliente vai encontrar saladas com extremo sabor ou até mesmo ser o seu próprio chef, criando suas combinações. No quiosque Salad Bar, ele ainda encontra pokes, cafeteria, sorvetes, doces, salgados e chocolates da nossa confeitaria saudável"

Victoria Cintra

empresária

No cardápio, são oito opções de proteínas, entre elas camarão, frango, carne, burrata, cogumelos, tofu, salmão assado ou queijo de cabra. Entre os complementos é possível adicionar beterraba, cenoura, grão-de-bico, brócolis, banana-da-terra, tomate-cereja e caponata de legumes e até guacamole, somando 14 variedades. São seis molhos diferentes e mais quatro toppins, incluindo castanha de caju, coco chips e mix de sementes. Os preços custam a partir de R$ 33,90 (salada pequena) a R$ 44,90 (salada grande).

O bar fica na praça de alimentação do Salvador Shopping
O bar fica na praça de alimentação do Salvador Shopping Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

A Healthy investiu cerca de R$ 450 mil para a montagem do quiosque, com a expectativa de dobrar o faturamento do grupo, que hoje chega a R$ 7 milhões por ano. “Aumentamos nossa equipe em 15 pessoas, hoje estamos com 50 colaboradores no grupo”, comenta.

Segundo Victoria Cintra, o desafio ainda é quebrar o paradigma de que o saudável não é gostoso. “Nossos insumos são nosso diferencial, pois trouxemos muito sabor aos itens e isso faz com que a salada se torne muito prazerosa. Realmente trazemos saúde com sabor. Percebemos muitos clientes novos no início do mês. Por estar em uma praça de alimentação muitas pessoas não conheciam a Healthy ainda, mesmo estando no mesmo shopping há mais de 2 anos”.

Mesmo que existam outros lugares que vendem saladas, o conceito do bar é pioneiro em Salvador, como acrescenta Victoria: “Pensamos em um lugar específico de saladas, com ingredientes frescos, diferentes, em um ambiente descolado, prático e rápido. A vida saudável está cada vez mais em alta. As pessoas estão se preocupando mais com sua saúde e com o seu corpo. Salada é gostosa, é saciável, é bacana, tem proteínas, carboidratos e nutrientes necessários para o seu corpo e quem provar vai ficar desejando comer novamente”, defende.

Além do restaurante e do bar, o grupo opera também a fábrica da marca, que fica em Amaralina, onde são produzidos os itens de confeitaria, encomendas, Natal, Páscoa e mais a linha de doce para festas de casamento saudável. “É nosso centro de distribuição hoje. Eu sempre fui adepta a vida saudável, então, para mim é natural que quando começamos a nos cuidar, a nos importar com o que estamos colocando para dentro do nosso corpo, é um caminho sem volta. Com certeza, em breve, teremos mais novidades na área saudável”.

Mercado exigente

Professor do curso de Administração e Marketing da Universidade Salvador (Unifacs), Martinho Nery Filho destaca o quanto o segmento de alimentação saudável está em alta, sobretudo, na pós-pandemia. “Sim, de fato, alimentação saudável cria diversas oportunidades de negócios e o setor vem crescendo bastante nos últimos anos no Brasil. Investir em opções veganas, sem glúten e sem lactose tem dado muito certo”.

"Investir em opções veganas, sem glúten e sem lactose tem dado muito certo"

Martinho Nery Filho

Professor do curso de Administração e Marketing da Unifacs

Dispostos a gastar um ticket médio maior por saúde e qualidade de vida, estamos falando de clientes cada vez mais exigentes e conscientes nas suas decisões de compra. É aí que está a capacidade de inovar nesse segmento, conforme explica o especialista.

“Enxergamos boas ideias, uma tendência real, mas tudo isso exige que as empresas invistam muito em duas áreas da gestão: em pessoas e processos. O bom atendimento e relacionamento com o cliente é base fundamental. Já os processos vão entregar qualidade, rastreabilidade do produto desde a produção, dos insumos que vão compor essa alimentação. Tudo isso é inovação”.