Cidadãos em Salvador poderão participar da Operação Plantio Chuva 2024

A primeira ação do órgão ocorreu na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), onde foram plantadas 50 mudas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2024 às 19:17

Operação Plantio Chuva é uma iniciativa que acontece entre os meses de abril a julho
Operação Plantio Chuva é uma iniciativa que acontece entre os meses de abril a julho Crédito: Bruno Concha/Secom PMS

A Operação Plantio Chuva começou, nesta quarta-feira (24), com a participação direta dos cidadãos no processo, seja através de indicação de locais ou mesmo auxiliando no plantio. A iniciativa é da prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A primeira ação do órgão ocorreu na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), próximo ao acesso à Avenida Luís Eduardo Magalhães, onde foram plantadas 50 mudas. O secretário da Secis, Ivan Euler, afirma que as áreas escolhidas são aquelas em que há a possibilidade de plantar mais mudas, além de locais escolhidos pela população.

“Se o cidadão quiser plantar na rua onde mora e ela tiver condições, vamos até lá. Se for uma praça, um espaço de área verde, a gente também vai plantar, independentemente de ser uma, duas, cinco árvores. Vamos buscar atender ao solicitante, mantendo o compromisso de cuidar daquela árvore”, diz o gestor.

Conforme o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, João Resch, a cidade deverá receber 10 mil novas mudas até o final de julho, dobrando a meta de 2023.

“Neste ano, além do cidadão indicar um local para o plantio, ele pode participar junto com equipes da Secis, por isso estamos ampliando a linha de diálogo com a população para aumentar a arborização urbana”, declara.

A Operação Plantio Chuva é uma iniciativa que acontece entre os meses de abril a julho, por ser propício ao desenvolvimento das mudas. Além disso, a rega natural da chuva possibilita uma maior adaptação ao solo e alcance da fase adulta.

O titular da Secis complementa que o plantio melhora o clima e a qualidade do ar, já que uma árvore absorve até 150kg de gás carbônico em 20 anos. “A nossa meta principal é que em 2049, quando Salvador completa 500 anos, a cidade seja carbono zero, e o plantio é uma das principais ações para que essa meta seja atingida”, destaca Euler.