Fátima Freire encerra Jornada Pedagógica de Camaçari, que reúne profissionais para dialogar sobre educação

Filha do educador Paulo Freire fará conferência de encerramento nesta sexta-feira (23)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 00:17

Fátima Freire participou de atividade na Jornada e fará conferência de encerramento
Fátima Freire participou de atividade na Jornada e fará conferência de encerramento Crédito: Divulgação

Após dois dias de palestras, a Jornada Pedagógica 2024 de Camaçari será encerrada nesta sexta-feira (23) com a participação de Fátima Freire, filha do educador Paulo Freire. O evento começou na última quarta-feira (21).

"O Futuro em nossas mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e de Partidas” é o tema que inspira as conferências, seminários, oficinas e outras atividades que integram a programação da Jornada, que acontece no Hotel Vila Galé, em Guarajuba, costa de Camaçari.

Nesta sexta, a programação começa às 9h, com a mesa temática Comunicação Não Violenta, voltada para profissionais não docentes. Os palestrantes serão Aylana Gazar e Joelice Braga. Em seguida, acontece a mesa temática Merendeiras, com o palestrante Bartolomeu Vieira.

A programação será encerrada com conferência de Fátima Freire.

auto-upload
Fátima Freire Crédito: Divulgação

Primeiro dia

Secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins
Secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins Crédito: Divulgação

A palestra “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”, ministrada em formato de musical pelo professor, historiador, pesquisador, autor e escritor Natanael dos Santos e pelo Quinteto Griô, foi um dos pontos altos da Conferência de Abertura: Educação Antirracista em Prosa e Verso.

Com o auditório lotado de educadores da rede, a secretária de Educação, Neurilene Martins, falou sobre a importância de reunir os servidores da educação para discutir temas que dialogam com a sociedade do passado, do presente e do futuro. “A partir do tema ‘O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e de Partidas’, estamos aqui falando de aspectos ontológicos, éticos e axiológicos que requerem essa colegialidade, esse trabalho corporativo, para a concepção de uma escola transformadora”.

Evento reúne educadores em Guarajuba
Evento reúne educadores em Guarajuba Crédito: Divulgação

O palestrante Natanael dos Santos também evidenciou a importância do conhecimento sobre as origens para a promoção de uma releitura do tempo presente. “Eu sei que existe preconceito, eu sei que existe racismo, mas eu atribuo isso à falta de informação. Então, hoje aqui nessa jornada nós vamos trazer informações que vão desde características do biotipo até contribuição do negro na sociedade brasileira”, resumiu, explicando que as narrativas são intercaladas por canções interpretadas pelo Quinteto Griô, que o acompanha nas palestras, agregando musicalidade e imprimindo uma atmosfera de ancestralidade no ambiente.

A apresentação foi sucedida por uma roda de conversa mediada pelo dramaturgo, roteirista, ator e apresentador de TV, Aldri Anunciação, que compartilhou experiências pessoais sobre a estreia do espetáculo “Pequeno Manual Antirracista”. O público aprovou os conteúdos abordados, como é o caso do professor de Educação Física da Escola Municipal Denise Tavares, Gilson Ferreira. “Essa jornada pedagógica é muito importante nesse início do ano letivo, já que ela traça diretrizes e aborda temas tão relevantes, mostrando que nós precisamos ressignificar esse espaço da escola enquanto parte decisiva na trajetória de vida dos nossos alunos”.

Pela tarde, foram discutidas temáticas relacionadas à Educação Midiática e o Protagonismo do Adolescente, tendo como palestrante a pesquisadora, professora, gestora social e jornalista Daniela Silva, doutora em Comunicação e Cultura, cuja participação será mediada pelo também pesquisador, doutor em Educação, psicopedagogo e analista bioenergético, Zelão Teixeira.

Jornada Pedagógica 2024

Com foco no acolhimento e apoio ao planejamento pedagógico do ano letivo em curso, a Jornada Pedagógica 2024, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), reúne professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e profissionais não docentes.

Evento reúne educadores em Guarajuba
Evento reúne educadores em Guarajuba Crédito: Divulgação

O tema proposto reitera a importância estratégica da escola pública como lugar de destino (chegada) e de construção de futuro (partidas) “de” e “para” todas as crianças, adolescentes e jovens. Essa compreensão assevera que é mandatório que todas as crianças, sem exceção, sejam escolarizadas. Assim, promover o acesso democrático à educação de qualidade, inclusiva e equitativa é imperativo para assegurar oportunidades, garantir as aprendizagens dos estudantes e, consequentemente, construir condições sobre as quais se assentam o futuro.