Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Começou: portões são abertos e estudantes se concentram para segunda prova do Enem

Em Salvador, houve filas na porta das escolas, mas o acesso foi tranquilo

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 12 de novembro de 2023 às 12:38

Estudantes chegaram cedo para não correr risco de atrasos
Estudantes chegaram cedo para não correr risco de atrasos Crédito: Gil Santos/CORREIO

Os portões das escolas que vão sediar o Enem fecham às 13h, mas às 10h30 o estudante Jefferson Santos, 19 anos, já estava na porta do Colégio Estadual da Bahia (Central), na Mouraria. Ele foi o primeiro da fila. Neste domingo (12), os estudantes vão responder a segunda prova, com 45 questões de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza. Elas serão aplicadas a partir das 13h30.

Jefferson acredita que teve um bom desempenho na primeira prova, realizada na semana passada, e disse que conseguiu desenvolver bem o tema da redação porque já tinha debatido o assunto na escola e no grupo de amigos. Ele ainda não decidiu qual curso vai fazer se for aprovado, mas está inclinado a seguir a carreira na gastronomia.

"Estou pensando nesse curso por causa de minha avó. Era trabalhou muitos anos como baiana de acarajé, então, meio que é uma tradição que já está na família. Estou ansioso para a prova. Meus professores dizem que sou bom em matemática, mas não tenho certeza disso. Vamos ver como será hoje", contou.

A avó, dona Maria Ângela, foi com o neto até a porta do colégio para oferecer apoio. Ela contou que os dois saíram cedo do Cabula, disse que Jefferson será o primeiro membro da família com um diploma e que o interesse do jovem pela gastronomia não é só por influencia dela.

"Ele gosta de assistir aos programas sobre gastronomia. Comenta e fica analisando. Eu pergunto 'você já pensou em seguir esse caminho?', e ele responde que está pensando. Estou torcendo muito para que dê tudo certo", disse.

Jefferson deu um abraço apertado na avó e entrou na escola, enquanto ela voltou para o Cabula emocionada. Ela contou que vai esperar o neto em casa. Outros pais resolveram aguardar as 5h de prova na porta da escola, formando uma fila no lado direito do prédio. Os portões foram abertos às 12h em ponto e os candidatos terão até 18h30 para responder a prova e marcar o cartão de resposta.

A estudante Gabriela Assis, 20 anos, vai tentar o Enem pela segunda vez. “No ano passado eu não consegui uma vaga por pouco. Separei os assuntos que tive mais dificuldade e dei mais atenção a eles esse ano, e também às questões de atualidades, porque percebi que a prova é sempre muito atual, tem questões que estão nos jornais e nas redes sociais”, disse.

A maioria dos candidatos levou sacola com uma garrafa de água e alguma coisa para comer. Os que chegaram cedo, entraram assim que os portões abriram e ficaram no celular aproveitando a sombra das árvores no pátio, do lado de dentro da escola. Do lado de fora, outros pais se despediam dos filhos desejando boa sorte. Um homem foi de muletas levar a filha até a porta do colégio e deu um beijo de despedida.

Nos minutos finais para fechar os portões houve correria. Cerca de dez candidatos chegaram nos últimos cinco minutos e precisaram correr. Uma menina desceu da moto às pressas e derrubou a sacola enquanto corria. Logo atrás, outra moto encostou e um adolescente desceu tão apressado que quase esqueceu de retirar o capacete. Apesar do susto, ninguém ficou de fora.