Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Devo colocar título na redação? Saiba como se dar bem na prova do Enem neste domingo (5)

Primeiro dia do exame terá também provas de Ciências Humanas e Linguagens

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2023 às 09:15

Prova de Redação é uma das mais temidas do Enem
Prova de Redação é uma das mais temidas do Enem Crédito: Shutterstock

Se na escola, muitas vezes, o título era obrigatório em textos, na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele é opcional. No entanto, segundo a professora de Redação da Descomplica, Roberta Panza, incluir um título pode ser um risco desnecessário para os estudantes, devido à quantidade limitada de linhas na folha.

“Não é obrigatório dar um título na redação. O Enem disponibiliza um número limitado de linhas para o aluno redigir seu texto; para aqueles com uma caligrafia maior, e que acabam tendo que utilizar uma ou mais linhas em um recurso não obrigatório, pode ser um tiro no pé”, explica.

No entanto, para os alunos que se sentem mais seguros, por questão de hábito, ela sugere que os títulos sejam com frases centralizadas de apenas uma linha. Eles devem ter, no máximo, quatro palavras, não devem ter ponto final e, de preferência, também não devem ter verbos.

“É muito importante que, caso o aluno escolha nomear o texto dele, que ele se assegure que o elemento dialogue com o restante do texto escrito. Por isso, recomendo fazer o texto e só depois pensar em um título ao final.”, acrescenta.
 

Ainda que, para muitos, a redação do Enem seja uma “receita de bolo” e que seguir um modelo de escrita pré-programado pode garantir bons resultados, é possível exercer a individualidade. Para os candidatos que gostam de se destacar neste aspecto, a professora sugere outras dicas.

“O vocabulário é fundamental; uma boa linguagem, rica em advérbios e adjetivos que marquem o posicionamento e dialoguem com o tema, vai fazer o aluno se destacar individualmente”, orienta Panza.
 

No entanto, ao contrário de outros vestibulares, o Enem não valoriza tanto a criatividade, mas sim uma escrita que desenvolva o tema de forma competente. “O que coloca o estudante à frente de muitas pessoas, na hora da prova, é ligar todos os parágrafos com o que está sendo proposto pelo tema, conectando também o problema geral com o recorte escolhido pelo aluno”.

O Descomplica é uma das plataformas que está transmitindo aulas de revisão gratuitas ao público, em seu canal no YouTube. Neste sábado, a partir das 9h, haverá um intensivão de 12 horas seguidas. No próximo sábado (11), antes da prova de Ciências da Natureza, haverá a mesma preparação.