Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bairro de Salvador supera o volume de chuva esperado para todo o mês; veja

Capital está sob alerta máximo, e seis sirenes já foram acionadas

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 6 de maio de 2025 às 07:22

Salvador amanheceu sob forte chuva terça-feira (6)
Salvador amanheceu sob forte chuva terça-feira (6) Crédito: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

A estação meteorológica localizada em Barro Duro, bairro de Salvador, registrou mais chuva do que o volume esperado para todo o mês em quatro dias. É o que indica o balanço divulgado pela Defesa Civil (Codesal), nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (6). O volume acumulado em 96 horas no Barro Duro foi de 340 milímetros (mm) - quantidade que supera em 12% o total esperado para o mês, que é de 302,2 mm. 

Devido ao acúmulo de chuva nos últimos dias, Salvador está sob alerta máximo e seis sirenes já foram acionadas em comunidades da capital. São elas: Mamede - Alto da Terezinha; Irmã Dulce - Cajazeiras VII; Creche - Castelo Branco; Moscou - Castelo Branco; Bosque Real - Sete de Abril e Olaria - Sete de Abril. As sirenes foram acionadas depois que foram registrados acumulados de chuva superiores a 150 mm em 72 horas.

Com a previsão de mais chuva, a expectativa é que mais sirenes sejam acionadas nesta terça-feira, segundo Sosthenes Macêdo, coordenador da Defesa Civil de Salvador (Codesal). "Outras comunidades estão sob a iminência de acionamento das sirenes devido aos grandes acumulados desta manhã. As equipes da Codesal estão todas em equipe de plantão e em alerta", pontuou. Ainda segundo o coordenado, a capital baiana registrou ventos de 64 km/h. 

O acionamento faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes da Codesal fizeram mobilização nas comunidades com a recomendação de que os moradores deixem suas casas e se dirijam a locais seguros previamente definidos, a exemplo de escolas municipais nas proximidades.

Além de Barro Duro, as localidades que mais registraram chuva nas últimas 96 horas foram: Ilha de Bom Jesus dos Passos (216 mm), Mirante de Periperi (215 mm), Águas Claras (207 mm), Periperi (203 mm) e Valéria (200 mm).

Seis escolas municipais foram disponibilizadas para receber pessoas desabrigadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). São elas: Irmã Dulce (Cajazeiras VI), Esperança de Viver (Castelo Branco), Escola Municipal de Castelo (Castelo Branco), Afrânio Peixoto (Sete de Abril), Roberto Correia (Sete de Abril) e Santa Terezinha (Mamede).