Flora Gil: conheça intimidade da esposa que também comanda a carreira de Gilberto Gil

Com sangue italiano nas veias, Flora sabe ser dura quando necessário, mas também, quando é o momento de baixar a guarda

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 9 de março de 2024 às 15:08

Flora Gil
Flora Gil Crédito: Ricardo Stuckert Divulgação

Por trás de cada decisão da carreira de Gilberto Gil, de cada contrato assinado, está a esposa, Flora Giordano Gil, que é empresária do músico e imortal da Academia Brasileira de Letras. A empresária comanda a Gege Produções e, tudo que envolve a carreira artística do tropicalista, passa por ela. Não que Gil não participe das decisões, mas às vezes, ela precisa ser o freio.

"Gil já deu muitos sins durante os quase 65 anos de carreira. Hoje, nós priorizamos o tempo dele, contando com o máximo de descanso quando possível", diz.

Com sangue italiano correndo nas veias, como entrega o sobrenome Giordano, Flora sabe ser dura quando necessário, mas também, quando é o momento de baixar a guarda e passar a mão na cabeça.

"Venho de uma família italianíssima. Minha nona, uma mulher forte, bela e farta, da região do Abruzzo e meu nono do Piemonte. Minha mãe vem de São Paulo e Minas Gerais, e meu pai também da Itália. Convivi com minhas avós e, depois, com minha mãe que ainda hoje me enche de exemplos de luta e fé. Tenho minha irmã, Fafá, nove anos mais nova, colada em mim. Uma ariana de Oxalá e pau pra toda obra! Então, mulheres fortes sempre estão por perto", afirma.

Ao longo da caminhada, ainda teve a sorte de ser presenteada com outras mulheres fortes e inspiradoras que cruzaram o seu caminho. Elas são muitas, a empresária chega a citar algumas, mas não esconde a preocupação em acabar esquecendo de alguém importante. Mesmo assim, arrisca:

"Admiro na política a ministra Marina Silva, pela luta e por tudo que ela passou. Admiro Preta, pelo mesmo motivo. Admiro a doutora Margareth Dalcolmo pela competência numa das épocas mais difíceis do mundo (a pandemia da covid 19). Admiro Bela Gil, pela luta e coragem. Admiro Janja, Mãe Carmen do Terreiro do Gantois, minha mãe... São tantas mulheres que nem dá pra listar e ainda esquecerei de nomes que não gostaria de esquecer".

Da sala de uma companhia aérea, enquanto aguarda um voo para a cidade de Adelaide, na Austrália, onde Gil se apresenta nesse sábado (9), Flora Gil encontra um tempo para responder às perguntas enviadas pelo Alô Alô Bahia. Ela acompanha a turnê do Show Gilberto Gil - Aquele Abraço Tour, onde, além do marido, participam os filhos Bem Gil e José Gil e os netos João Gil e Flor Gil.

"Ainda esse ano levaremos esse projeto também para a Ásia. 2024 será um ano mais tranquilo para Gil em termos de shows e viagens nas cidades brasileiras. Ele cumprirá apenas a agenda assumida anteriormente. Gil ficará mais recolhido para um projeto de "despedida de tours', que deve acontecer em 2025. Aguardem porque será um lindo projeto", anuncia Flora.

Ela diz que tem muito prazer em trabalhar dentro de “casa", com os seus. "Gil é um artista já consagrado, então, meu trabalho é cuidar para que tudo corra bem nas decisões contratuais, nos shows, gravadoras, editoras, direitos de imagem e tantas outras variantes importantes que um empresário deve olhar com atenção e competência".

Por mais que ela esteja à frente de tudo, faz questão de ressaltar que, antes da vida profissional com a música, Gil é um artista formado em administração de empresas. Com a bagagem que tem na administração, não teria como ficar alheio, sem participar das decisões importantes que envolvem sua carreira, por mais burocráticas que sejam. "A relação com nosso escritório, sobretudo nas decisões mais importantes, ele participa com prazer. Sempre buscamos deixá-lo a par de tudo, para que as viagens e compromissos de agenda fluam alinhados com ele".

Flora é uma mulher de muitas facetas. Além de empresária, esposa de um grande artista, é mãe, avó... Em meio a tantos papéis, o que ela gosta mais é quando consegue reunir a grande família e os amigos em casa, para longas jornadas de bate-papo, sem hora pra acabar.

"Adoro ficar em casa e receber, e misturar família com amigos pra ficar sem pressa na mesa de jantar papeando. Tenho orgulho de ter bons amigos, ter me casado e ter parido gente bom caráter", diz Flora, que é mãe biológica de Bem, José e Bela Gil. Mas também é um pouco mãe das filhas de Gil, que estão sempre por perto.

Quando Flora e Gil foram morar juntos, no Rio de Janeiro, entre 1980 e 1981, ele já tinha cinco filhos: Nara, 14, e Marília, 13, filhas de Belina, e Pedro, 8, Preta, 6, e Maria, 4, do casamento com Sandra Gadelha. "Nara estava com o pai quando eu o conheci e ela foi desde aquele momento muito carinhosa. Gil tinha recém se separado de Sandra, então os três filhos passaram a conviver um pouco com a 'namorada' do pai. Desde sempre Preta foi mais receptiva do que a irmã mais nova Maria, e Pedro, como menino, tomava conta das irmãs mais novas e tinha respeito pelas escolhas do pai. Ali descobrimos o afeto, a amizade, o respeito e a convivência familiar em harmonia", recorda.

Por mais que não tenha nascido dela, a relação que mantém com Nara, Marília, Preta e Maria é como filhas mesmo. Maria é seu braço direito na Gege Produções. Nara foi a que ela escolheu para batizar o primeiro filho, Bem. Já Preta, ela define com uma musa inspiradora das mulheres.

"Passou por uma fase dificílima no amor e na saúde, duas áreas tão importantes na vida de todos", pondera. Ao todo, o artista teve oito filhos, mas desde 1990, a família convive com o vazio da ausência de Pedro, que morreu em um acidente de carro.

"Todos os irmãos convivem com muito amor. Nossa família certamente não é diferente da maioria das famílias brasileiras. O fato de a maioria, entre filhos e netos, terem escolhido a música pra viver faz com que Gil esteja ainda mais presente na vida de cada um", avalia.

Com o título de cidadã soteropolitana, concedido pela Câmara Municipal, Flora diz que adora passar o Verão em "sua cidade". "Sou baiana com muito orgulho, além de minha filha Bela ter nascido na cidade de Salvador. Hoje, penso muito em ter mais tempo pra ficar na Bahia. Falo com Gil pra ele se animar comigo e a gente ir pra onde ele mesmo disse que voltaria na música 'Eu Vim da Bahia'". Sim, Flora, avisa a Gil, que a Bahia é o seu lugar.

Leia mais notícias no portal Alô Alô Bahia