Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Emilly Oliveira
Publicado em 27 de outubro de 2023 às 22:30
Os baianos e baianas que planejam começar a empreender têm até o próximo domingo (29) para conferir 70 opções de franquias reunidas na segunda edição da Feira da Franquia que acontece no Shopping Bela Vista, em Salvador. Segundo o idealizador e organizador do evento, Arvid Auras, a modalidade de negócio apresenta retorno financeiro em média 33% mais rápido do que as empresas iniciadas do zero. >
"Enquanto uma franquia leva em média de 18 a 24 meses para dar retorno, os negócios iniciados do zero variam de dois á três anos. É claro que o ramo vai influenciar nessa conta. Quanto maior o investimento, maior o tempo de retorno. Uma home based, por exemplo, consegue ter um retorno em seis meses, porque o empreendedor faz tudo de casa, apenas com um computador”, explica Arvid.>
Os preços das opções na Feira da Franquia variam de R$ 6 mil a R$ 1,3 milhão. As 70 opções de negócios estão divididas em 48 estandes. São expositores do Brasil inteiro, que apresentam modelos de franquias variados para todos os setores e bolsos. O espaço ainda conta com uma orientação completa para quem ainda sabe pouco sobre o ramo, como Jaime Tucillo, 39 anos.>
Ele já tem o produto, um público fiel e buscou a feira para entender como transformar o negócio em uma franquia. “Por não conhecermos o ramo, a gente acha que é um bicho de sete cabeças, complicado, custoso, mas conversando com três empresas daqui da feira que fazem gestão de franquias, vi que é algo que dá para alcançar”, contou Jaime.>
Alimentação bombando>
Segundo Arvid Auras, o ramo de alimentação é um dos mais procurados por quem quer adquirir uma franquia. “É um segmento que lida com um item básico, além de ser possível empreender de diversas formas, inclusive em uma bicicleta, como temos aqui”, pontuou ele.>
O desenvolvedor de territórios para novas Franquias do grupo Trigo, Vinicius Ferreira, ainda destaca a possibilidade de se reinventar como uma das vantagens do ramo alimentício. “Podemos ver no pós-pandemia. A alimentação foi a mais afetada, mas também foi a que mais conseguiu se reinventar com delivery”, afirmou ele. >
A empresa para qual ele trabalha gere grandes redes de restaurantes como Spoleto e China in Box, que tem grande inserção em shoppings. O número de pessoas que as empresas de alimentação conseguem alcançar nesses centros de compras é outra vantagem listada por Vinicius. >
Serviço>
O que: Feira da Franquia>
Onde: Piso G1 do Shopping Bela Vista, acesso ao lado do SAC (Salvador – Bahia)>
Quando: 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h>
Ingressos: R$ 35,00>
Inscrições: Sympla>