Hidratante labial é tudo igual? Especialista esclarece dúvidas sobre o produto

Protetor dos lábios liderou as vendas da terceira maior farmacêutica do país

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 8 de março de 2024 às 09:00

Dermatologista Naíla Nunes esclarece dúvidas
Dermatologista Naíla Nunes esclarece dúvidas Crédito: Tiago Nunes/ Divulgação

Em apenas um ano, uma empresa vendeu R$ 12,4 milhões em hidrante labial na Bahia. A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil, faturou R$ 400 milhões com a comercialização do Carmed em todo o país, em 2023. O consumo foi impulsionado por campanhas publicitárias, mas especialistas lembram que a hidratação dos lábios é questão de saúde e merece atenção. A dermatologista Naíla Nunes esclareceu dúvidas sobre o uso de hidratantes labiais. Ela é especialista em clínica médica, especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora do curso de Medicina na Universidade Salvador (Unifacs). Confira:

Por que a boca fica ressecada mesmo ingerindo água?

Os lábios podem ficar ressacados por vários motivos, mesmo com a ingestão adequada de água regularmente, com em ambientes com clima seco, durante o inverno e locais com ar condicionado com baixas temperaturas. O uso de algumas medicações, como antialérgicos e descongestionantes nasais. Uso de aparelhos ortodônticos que podem aumentar a salivação e provocar irritação nos lábios. Consumo de álcool ou café excessivos, tabagismo e distúrbios como diabetes descompensado ou distúrbio específico de glândula salivar.

Lábios ressecados pode ser sinal de quais problemas?

Os lábios muito ressecados podem ser sintomas de condições como dermatite de contato, dermatite atópica, exposição prolongada ao sol sem uso de protetor, alguma alergia alimentar ou dermatite de contato com alimentos cítricos, como abacaxi, por exemplo. Pode ser deficiência de vitaminas do complexo B, estado de desidratação geral do indivíduo e uso de skin care (produtos usados no cuidado com a pele) com ácidos para o rosto ou uso de produtos para acne com ácido e isotretinoína oral.

Qual a importância do uso do protetor labial?

O hidratante é usado para a proteção do lábio e a melhora da barreira cutânea dessa região. Ajuda a prevenir o ressecamento. Os lábios quando ficam muito ressecados tendem a causar fissuras e sensação de ardor. É incomodo ao paciente, e é sinal também de envelhecimento precoce da pele. Ele atua como uma barreira protetora, principalmente para quem usa bastante maquiagem.

Todo protetor labial é igual ou existe especificidades de gênero, raça e idade?

A maioria dos hidratantes labiais possuem compostos semelhantes, embora existam aqueles em formato de bastão, que precisam de fricção para aplicação, e aqueles no formato mais aquoso e tipo gel, que a gente aperta para que ele deslize na pele. Existem alguns que têm ativos que são mais densos e que a pele fica brilhando mais. Alguns contendo compostos mais oleosos e indicados para situações específicas, mas de uma forma geral, todos podem ser utilizados nos lábios.

O que deve ser observado antes de levar o produto para casa?

É importante considerar alguns compostos da fórmula que são mais hidratantes, como manteiga de karité, óleo de coco, vitamina E e ceramidas. Existem aqueles que oferecem também proteção ultravioleta, seria um produto com ação hidratante e protetora. É importante evitar produtos que contenham muito corante ou fragrâncias muito fortes porque podem irritar uma pele mais sensível.