Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Hotelaria e governo discutem disparada no preço das passagens aéreas na Bahia

Setor teve reunião com o governador nesta terça-feira (28)

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 28 de novembro de 2023 às 13:38

Expectativa de turistas é alta para o verão
Expectativa de turistas é alta para o verão Crédito: Gil Santos/ Arquivo CORREIO

O preço das passagens aéreas está preocupando o setor hoteleiro baiano. Nesta terça-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou uma reunião com o trade turístico para discutir os desafios para o setor. Pela manhã, o gestor anunciou a Operação Verão, período de outubro a março, quando a quantidade de policiais e de viaturas é intensificada, principalmente nas regiões turísticas do estado.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Luciano Lopes, disse que o setor hoteleiro está tendo um segundo semestre positivo. Desde julho, o percentual de ocupação tem ficado acima de 60%, como era antes da pandemia, mas o valor das passagens áreas ainda é uma "pedra no sapato" para o setor.

“O preço das passagens áreas é um dos principais fatores que está fazendo com que os clientes não cheguem em Salvador. A gente tem ainda um preço muito alto e isso impacta no valor dos pacotes das viagens, e é o que estamos trabalhando constantemente com as companhias áreas, buscando soluções para ampliar as ofertas”, afirmou.

Apesar desse cenário, ele está otimista com o verão e acredita que o percentual de ocupação dos cerca de 400 hotéis, pousadas e hostel da cidade fique acima dos 75% durante todo o mês de janeiro. Segundo Lopes, o setor é responsável por cerca de 90 mil empregos diretor e indiretos. Para o Carnaval e alguns fins de semana de janeiro, estabelecimentos já estão lotados e não têm mais reserva.

“As expectativas são boas. A gente tem os grandes eventos, como réveillon e Carnaval. O Carnaval esse ano tem uma particularidade, praticamente vai ser durante 15 dias de fevereiro e isso vai trazer muita gente para a cidade. Quando o ano anterior termina forte e o verão começa forte é porque o ano será muito bom”, disse.

Após a reunião, Luciano Lopes reforçou a importância do turismo na economia do Brasil e da Bahia, além da necessidade permanente de segurança no estado.