EXTREMO SUL

Lula vem à Bahia para inauguração de hospital nesta sexta-feira

Hospital Estadual Costa das Baleias será inaugurado em Teixeira de Freitas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2024 às 10:31

Presidente Lula
Presidente Lula Crédito: Paula Fróes/Correio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Bahia nesta sexta-feira (10) para inaugurar o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas. Esta será a maior unidade hospitalar do extremo sul da Bahia.

Com investimento superior a R$ 200 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário, a unidade conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. O hospital foi projetado como referência para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes.

O HECB dispõe de centro de bioimagem com ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, além de diversos serviços da área de oncologia.

Antes da inauguração do hospital, que terá a presença do governador Jerônimo Rodrigues, às 14h30, o presidente Lula vai entregar e visitar as instalações do novo prédio do Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira de Freitas.

Ainda na cidade, serão entregues obras de pavimentação do entorno do hospital e duas ambulâncias. O presidente Lula também entregará a unidade de radioterapia do Hospital Estadual Costa das Baleias, um importante avanço na saúde pública em Teixeira de Freitas, que conta com investimento superior a R$ 13,1 milhões do Governo Federal.