Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Nova escola digital vai oferecer cursos de tecnologia em Salvador

Projeto é uma parceria da prefeitura com a Senai Cimatec e com a Neoenergia Coelba

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 16 de outubro de 2023 às 15:25

Salvador do Futuro foi lançado nesta segunda-feira
Salvador do Futuro foi lançado nesta segunda-feira Crédito: Betto Jr./ Secom

Salvador terá uma escola específica de capacitação digital que vai funcionar na Praça da Sé, com vagas gratuitas. O novo campus do Senai Cimatec Digital terá cursos em diversas áreas da tecnologia e parceria com empresas para facilitar a empregabilidade dos formandos. A ação faz parte do programa Salvador do Futuro, lançado pela prefeitura, nesta segunda-feira (16).

O projeto é fruto de uma pareceria. A Neoenergia Coelba vai disponibilizar o prédio, o Sinai Cimatec vai oferecer a mão de obra qualificada e a prefeitura vai entrar com a adaptação do espaço e com os equipamentos para a realização das aulas. O investimento dos cofres públicos será de R$ 7 milhões, e a previsão é de que o novo centro de formação entre em operação no primeiro semestre de 2024.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) frisou que existe mais vagas na área de tecnologia no Brasil do que profissionais capacitados para assumir os postos de trabalho, lembrou que na prefeitura a rotatividade de trabalhadores nessa área é intensa, porque muitos são cooptados pela iniciativa privada, e afirmou que o objetivo do programa é melhorar a economia e o ambiente de negócios.

“Era um compromisso do nosso plano de governo implantar uma escola digital para formar mão de obra nessa área. Hoje, os números apontam que há no Brasil 10 milhões de desempregados e 800 mil vagas sem mão de obra preparada para assumir esses postos de trabalho. Fomos buscar o que tinha de melhor, que é o Senai Cimatec, foi a mesma receita que outras cidades adotaram, como Recife e Fortaleza”, disse.

O termo de compromisso para a implantação da escola foi assinado nesta segunda. Ela vai oferecer sete áreas de formação: Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Digitalização, Computação Quântica, Games e Multimídia e IoT. Segundo o prefeito, empresas já manifestaram interesse em firmar parceria para contratação da mão de obra que será qualificada, como a própria Neoenergia Coelba.

Investimento

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, o investimento em tecnologia é necessário para atrair empresas de grande porte e para desenvolver a área a economia da cidade. Ele frisou que o ambiente de negócios favorável é composto por uma série de ações.

“Não é apenas formação de pessoal, mas fazer parte de um contexto, de facilitar a atração de novos investimentos, e a gente faz isso criando um ambiente favorável de inovação, de startups, de empreendedorismo da economia criativa e fazendo essa sinergia. Esse é o primeiro passo para a que a gente possa fazer uma formação de mão de obra digital, desenvolver talentos e exportar serviços”, afirmou.

O programa tem três pilares: Educação, com o desenvolvimento de cursos de capacitação; Inovação e Negócios, com apoio ao empreendedorismo digital e fortalecimento de pequenos negócios; e Desenvolvimento Urbano e Social, com implementação de atividades estratégias nas áreas tech, social e econômico do Centro Histórico.

As aulas serão realizadas no segundo andar do prédio da Neoenergia Coelba que fica na Praça da Sé, onde também está sediado o Museu da Energia. O espaço ficará no segundo andar do prédio, construído em 1925, e a escolha foi uma estratégia para estimular a ocupação do Centro Histórico. O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, também celebrou o convênio.

“O desenvolvimento de projetos dessa natureza faz parte do nosso DNA. Trabalhamos com a digitalização dos nossos processos e em projetos de pesquisa, nos quais, inclusive, lançamos uma startup recentemente em conjunto com o próprio Senai/Cimatec. Seguiremos apoiando projetos dessa natureza para o desenvolvimento de Salvador e da Bahia”, frisou.

Salvador tech

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, destacou outras ações desenvolvidas pela prefeitura voltada para impulsionar o ambiente de negócios e a tecnologia. Ela aproveitou para anunciar que a partir desta segunda-feira a plataforma Salvador Tech, que reúne cursos de capacitação, programas de formação e de empregabilidade, abriu 7 mil novas vagas.

“Parte dos cursos serão on-line e parte será presencial. São diversas vagas em áreas como cibersegurança, front-end, back-end, programação e marketing digital. São oportunidades para pessoas em geral interessadas na área digital”, afirmou.

A inscrição será através do link salvadortech.salvador.ba.gov.br. São cerca de 15 mil pessoas cadastradas e 3 mil certificadas pela plataforma.