Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 4 de agosto de 2025 às 13:52
A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, voltou a ser interditada para veículos pesados no sul da Bahia. A medida foi tomada no último sábado (2), depois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) enviou um ofício à prefeitura de Itapebi solicitando a suspensão do tráfego de veículos de grande porte. >
O monitoramento das condições da ponte identificou o aumento das vibrações na travessia, segundo informações do Dnit. O tráfego de carga pesada estava autorizado apenas para transportes da gestão municipal, como caminhões de lixo e caçambas. A suspensão da passagem foi determinada como medida de segurança e para preservar a circulação dos demais, de acordo com o departamento.
>
A ponte foi interditada no início de maio deste ano e liberada para veículos leves em 18 de junho. Em julho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova ponte. O investimento total será de R$104,7 milhões, valor que contempla a recuperação, reforço e monitoramento da travessia atual, além dos acessos e adaptações no traçado da rodovia.
>
A decisão de construir uma nova ponte veio após inspeções técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que identificaram a necessidade de intervenções imediatas na estrutura existente. Desde então, a ponte passou a ser monitorada com sensores e operada sob restrição de tráfego.>
A BR-101 é uma das principais rodovias do país e tem papel estratégico na integração logística da Bahia. A estrada facilita o acesso a praias e destinos turísticos no litoral sul do estado e é essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente nas regiões de Feira de Santana e Alagoinhas.
>