Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

BR-101: nova ponte será construída sobre o Rio Jequitinhonha, na Bahia

Obra terá início em julho

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 6 de junho de 2025 às 07:46

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha
Ponte sobre o Rio Jequitinhonha Crédito: Reprodução

Uma nova ponte será construída sobre o Rio Jequitinhonha, na Bahia, na BR-101. A previsão é que as cobras comecem em julho e durem 12 meses, com investimento de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito na quinta-feira (5) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. 

A estrutura terá 510 metros de extensão e será construída ao lado da atual - que está interditada por condições precárias na estrutura. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já iniciou os trâmites para a contratação emergencial da empresa responsável pelos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução da obra.

O titular informou ainda que a travessia da ponte que ocupa atualmente o lugar será reaberta em 20 de junho, em sistema de Pare e Siga, exclusivamente para veículos leves e vans.

“Finalizamos todos os estudos técnicos e, agora, vamos liberar a ponte para carros pequenos e vans. Isso já vai aliviar bastante a situação da população, que precisa circular para trabalhar, estudar ou buscar atendimento de saúde”, afirmou o ministro. Segundo ele, as medidas imediatas vão garantir segurança enquanto a solução definitiva avança com agilidade.

A reabertura será possível após uma série de serviços emergenciais definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como a retirada de uma camada de asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. O objetivo é reduzir a carga sobre a estrutura e permitir o monitoramento do comportamento da ponte por 15 dias. Ao fim desse período, o DNIT fará nova avaliação para decidir se será possível ampliar o tráfego para veículos mais pesados.

Desde que a ponte foi interditada, a via alternativa causa transtornos para motoristas e passageiros por Reprodução

Técnicos da autarquia também coordenam uma operação conjunta entre o Governo Federal, o Governo da Bahia e forças policiais para garantir o cumprimento das restrições, especialmente o bloqueio a veículos pesados. O tráfego irregular pode comprometer a integridade da ponte e obrigar novo bloqueio total.

Enquanto isso, o desvio provisório implantado na região continua operando como rota alternativa para caminhões e carretas. O DNIT intensificou os trabalhos no local com a instalação de guard-reios, serviços de drenagem e aplicação de tratamento antipó, para assegurar melhores condições de trafegabilidade tanto em dias secos quanto chuvosos.

“O desvio é uma solução temporária, mas o caminho definitivo já está em andamento. Com a nova ponte, vamos garantir segurança, fluidez e uma resposta sólida para a região”, completou Renan Filho.