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Gil Santos
Publicado em 20 de julho de 2023 às 12:26
Quando está no ponto esperando pelo ônibus a aposentada Maria Aparecida Nascimento, 69 anos, observa duas coisas. Primeiro, a linha que o veículo faz, e segundo, se ele tem ar-condicionado. É que o calor em Salvador tem feito a passageira escolher viajar apenas em veículos climatizados. Nesta quinta-feira (20), ela passou pela Praça do Sol, em Periperi, e conferiu a entrega de 20 novos coletivos desse tipo. >
Com a chegada dos novos veículos, Salvador passa a contar com 546 ônibus com ar-condicionado, o que equivale a cerca de 30% da frota. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, a meta é alcançar 50% dos 1,8 mil coletivos até o final de 2024. >
“Esses são os primeiros 20 ônibus com motorização Euro 6 da Bahia, mais moderno e que emite menos gazes poluentes. O transporte público ainda sofre os efeitos da crise [da pandemia], mesmo assim estamos aqui com todo o esforço para melhorar o serviço. É um grande passo na direção de um transporte público que a população merece e que a própria prefeitura deseja entregar”, disse. >
Os novos veículos são os últimos do pacote de 169 ônibus que deveriam ter sido entregues em 2022, mas que tiveram atrasos por conta da indústria. Segundo o secretário, as concessionárias investiram cerca de R$ 120 milhões na compra dos 169 coletivos. Os que foram entregues nesta quarta-feira vão operar no Subúrbio Ferroviário, partindo de Mirante de Periperi (confira as linhas abaixo). >
Outros cinco micro-ônibus são aguardados até o final de agosto. Moradores e comerciantes acompanharam a entrega dos 20 veículos e aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre a frota, as máquinas e as linhas. A aposentada Maria Aparecida comemorou a renovação. >
“Eu já acostumei a pegar ônibus com ar-condicionado e fico chateada quando as opções que têm são apenas dos antigos. O calor no engarrafamento parece ser triplicado, então, se estiver com tempo, eu espero por um com ar-condicionado. A gente merece um pouco de conforto”, disse. >
Antes da pandemia, o sistema de transporte público de Salvador atendia cerca de 20 milhões de passageiros pagantes por mês. Atualmente, são aproximadamente 14 milhões de usuários. Jailson Ferreira, 42 anos, começou a trabalhar como rodoviário em 2022. Atualmente, ele é responsável pelo treinamento dos novos condutores e conta a experiência no volante. >
“A principal diferença desses novos ônibus é o ar-condicionado e que é menos poluente, a parte operacional não muda muito. Motorista de ônibus é uma das profissões mais estressantes do mercado e o ar-condicionado diminui essa tensão, porque quando as pessoas estão no calor elas tendem a ficar mais irritadas”, explicou. >
A última entrega aconteceu em maio, quando 31 coletivos foram incorporados a frota do Subúrbio Ferroviário. A região teve prioridade porque é o local da cidade que registrou menos renovações de frota nos últimos anos.>
O secretário lembrou que o BRT está na última fase de construção e que a previsão é de que o sistema seja completamente entregue até o início de 2024. Sobre a possibilidade de reajuste no valor da passagem de ônibus em Salvador, atualmente em R$ 4,90, Fabrizzio Muller voltou a dizer que a prefeitura ainda está fazendo um estudo da tarifa e que a estimativa é de que a análise seja concluída até o final do próximo mês.>
Confira as linhas dos novos 20 veículos: >
• 1633 - Mirantes de Periperi x Ondina;>
• 1636 - Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí (via BR 324);>
• 1637 - Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí;>
• 1649 - Mirantes de Periperi x Estação Cidadela.>
Motor Euro 6 é menos poluente e mais silencioso >
À primeira vista, o modelo é igual aos que já estão operando na cidade, ou seja, com mais espaço para pessoas cadeirantes, câmeras de segurança e com elevador. A diferença está no motor. O Euro 6 tem uma tecnologia que diminui a emissão de poluentes, como dióxido de nitrogênio (NOx) e partículas finas, ajudando a mitigar os impactos da mudança do clima e tornando o serviço mais limpo, eficiente e sustentável. >
O uso do Euro 6 é uma determinação do Ministério do Meio Ambiente, que através da Resolução 490, estabeleceu as exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) para o controle das emissões de gases poluentes e de ruído para veículos pesados de uso rodoviário. As regras entraram em vigor em 1º de janeiro de 2023. >
O Euro 6 tem um sistema de pós-tratamento, como catalisadores e filtros, que ajudam a eliminar os poluentes antes de serem liberados na atmosfera, e foi projetado para melhorar a qualidade do ar nas cidades e diminuir os impactos negativos na saúde das pessoas, como problemas respiratórios e cardiovasculares. >
Além disso, ele consegue percorrer maiores distâncias com uma quantidade menor de combustível, o que reduz os custos operacionais das empresas de transporte público. Existe também redução de ruídos e maior eficiência energética.>