Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

O que é e o que faz a Junta Comercial da Bahia

Primeira Junta Comercial do país, órgão completa 173 anos em 2023

  • R
  • Raquel Brito

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 12:00

Marise Chastinet, presidente de Juceb Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

Responsável pela abertura, alteração e fechamento de empresas no estado, a Junta Comercial da Bahia completa 173 anos em 2023. Originada no extinto Tribunal do Comércio, em 1850, é a mais antiga do Brasil, e abarca o maior banco de dados sobre empresas da Bahia.

“Essa é uma data histórica. A Juceb é a porta de entrada para qualquer tipo de negócio no estado. É o órgão que vai proporcionar a melhoria e o movimento econômico e social do estado”, diz Marise Chastinet.

Ao longo dos anos, o órgão se adaptou às mudanças tecnológicas e hoje todos os processos são digitais, pelo site do órgão.

Todos os municípios da Bahia têm acesso ao Balcão Único, sistema que permite que empresas sejam abertas em poucas horas – ou em menos de uma hora.

A Juceb, em parceria com a Receita Federal, foi a primeira Junta Comercial a integrar os bancos de dados das duas entidades, a partir da implantação do Cadastro Sincronizado, o CadSinc.

De acordo com o órgão, a iniciativa deu origem à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), programa federal que consiste numa rede de sistemas informatizados que desburocratizam o registro.

*Com orientação de Monique Lôbo.