BEM-VINDO A SALVADOR

Os cinco cartões postais mais cobiçados pelos turistas em Salvador

Capital baiana tem destinos para todos os gostos

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2024 às 06:20

O Farol da Barra reabre para visitação a partir da sexta-feira (13). O espaço estava fechado ao público por conta da pandemia.
Farol da Barra é um dos pontos mais procurados por quem chega em Salvador Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Líder de procura entre as cidades do Brasil, a capital baiana tem pontos turísticos para todos os gostos: de praias a museus e igrejas, quem desembarca em Salvador não se entedia. Desses, porém, cinco são os mais famosos entre os turistas. É o que aponta Glicério Lemos, presidente da Salvador Destination e coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio. São eles:

1. Farol da Barra

Símbolo soteropolitano, o Farol da Barra, ou Farol de Santo Antônio, é o local mais conhecido e cobiçado pelos turistas em Salvador, diz Lemos. O ponto data de 1839 e abriga atualmente o Museu Náutico da Bahia – único do gênero em todo estado. 

2. Pelourinho

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho abriga mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, distribuídos entre ruas, vielas, largos e ladeiras. Famosa por sua história, resistência e pulsar artístico-cultural, tem entre suas preciosidades a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Teatro Miguel Santana.

3. Elevador Lacerda

Com uma média de 900 mil passageiros por mês - ou 28 mil por dia -, o Elevador Lacerda é um dos principais cartões postais de Salvador. Primeiro elevador urbano do mundo, ele tem 72 metros de altura e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta em viagens de 30 segundos.

4. Basílica do Senhor do Bonfim

Grande referência da fé baiana, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Colina Sagrada, Península de Itapagipe. Famosa pela tradicional lavagem de suas escadarias, sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro, costuma receber baianos e turistas para missas, pedidos e pagamento de promessas.

5. Praia de Itapuã

Assim como Caymmi, passar a tarde em Itapuã está entre os programas preferidos dos turistas. O ponto abriga o Farol de Itapuã, localizado na pedra de Piraboca. Com 21 metros de comprimento, a torre de listras vermelhas e brancas é uma das paisagens mais bonitas da capital baiana.