Padre lava pés de mulher trans e refugiado da Venezuela na Igreja do Bonfim

Ato litúrgico faz parte da Semana Santa

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 29 de março de 2024 às 12:46

Mulher trans e ativista Brenda Souza teve os pés lavados pelo padre Edson Menezes
Mulher trans e ativista Brenda Souza teve os pés lavados pelo padre Edson Menezes Crédito: Luanne Ribeiro/Divulgação

Pela primeira vez, uma mulher trans participou da cerimônia do lava-pés na Basílica Santuário Senhor do Bonfim. O momento aconteceu na noite dessa qunta-feira (28), durante a Santa Missa da Ceia do Senhor, que faz parte da programação da Semana Santa, para os católicos.

A cerimônia do lava-pés contou com a presença de 12 pessoas que representaram a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade. Segundo a igreja, escolha dos participantes se deu a partir da motivação da Campanha da Fraternidade 2024, mediante o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs".

A cerimônia do lava-pés contou com a presença de 12 pessoas que representaram a diversidade étnica, religiosa, social e racial
A cerimônia do lava-pés contou com a presença de 12 pessoas que representaram a diversidade étnica, religiosa, social e racial Crédito: Luanne Ribeiro/Divulgação

Participaram do momento a ativista e empreendedora Brenda Souza; o jornalista e motivador cultural, Clarindo Silva, e Vitor, refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano.

A Santa Missa foi encerrada com a Procissão da Transladação do Santíssimo Sacramento, que tem como finalidade esvaziar o sacrário principal da Basílica.