Paraná Pesquisas: Bruno Reis lidera com 76% dos votos válidos e venceria no 1º turno

A consulta eleitoral, que foi encomendada pelo portal Bahia Notícias, foi divulgada nesta quinta-feira (28)

  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 28 de março de 2024 às 18:49

Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Prefeito de Salvador, Bruno Reis Crédito: Secom/PMS

A segunda rodada da Paraná Pesquisas voltou a mostrar o favoritismo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), nas eleições deste ano. Perto de confirmar sua pré-candidatura à reeleição, que deve ocorrer em abril, ele lidera o levantamento com 76% das intenções dos votos válidos e venceria o pleito no 1º turno.

De acordo com a consulta eleitoral, que foi encomendada e divulgada nesta quinta-feira (28) pelo portal Bahia Notícias, o segundo lugar é o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), que tem 17%. Em seguida, estão Kleber Rosa (PSOL) e Luciana Buck (Novo), respectivamente, com 4% e 3%. Os votos válidos não consideram os nulos, brancos e os que não responderam.

Eleições em Salvador
Eleições em Salvador Crédito: Infografia/Correio

Nos votos gerais, Bruno Reis tem 62,3%, e Geraldo Júnior aparece com 13,8% . Já Kleber Rosa tem 2,8% e Luciana Buck pontua com 2,4%. Os brancos, nulos e nenhum somam 13,6%. Os que não sabem ou não responderam foram 5,3%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o gestor soteropolitano tem 25% das intenções de votos. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece em segundo lugar com 7,2%, já Geraldo Júnior tem 2,3%. Os demais nomes não pontuaram 1%. Neste cenário, não sabem ou não responderam são 52,3%, e 11,1% são os votos brancos e nulos.

Rejeição

No levantamento sobre quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Geraldo Júnior lidera na rejeição. Segundo a consulta eleitoral, ele tem 36,4%. Depois dele, estão Luciana Buck com 26,6%, Kleber Rosa com 26% e o prefeito Bruno Reis com 23,6%. Não sabem ou não quiseram responder são 13,9%, enquanto 2,5% disseram que podiam votar em todos os nomes.

Avaliação do governo 

A sondagem de opinião ainda mostra que 7 a cada 10 eleitores de Salvador aprovam a gestão de Bruno Reis. Segundo a Paraná Pesquisas, 72,1% avaliam positivamente a administração soteropolitana, enquanto 24,1% desaprovam. Os que não souberam ou não quiseram responder são 3,8%. Quando se destrincha a análise, o prefeito tem 14,1% de ótimo, 36,1% de bom e 31,8% de regular. Os que consideram o governo ruim ou péssimo são, respectivamente, 7,1% e 9,8%. Só 1,1% não sabe responder ou não opinou.

Bruno Reis tem dito que os números são um reconhecimento do seu trabalho. “Essas pesquisas só nos servem para estimular ainda mais, para trabalhar ainda mais, para me dedicar ainda mais a essa cidade”, afirmou ele.

O instituto ouviu 800 eleitores de Salvador entre 22 e 27 de março de 2024. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%. A consulta está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-02254/2024.