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Parceria vai promover Salvador em noves capitais brasileiras e no estrangeiro

Cerca de 5 mil operadores e agentes de viagens serão capacitados e 600 deles serão trazidos para conhecer a cidade

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 16:21

Cidade tem potencial para turismo de lazer, de negócios e religioso
Cidade tem potencial para turismo de lazer, de negócios e religioso Crédito: Gil Santos/ Arquivo CORREIO

Pode parecer brincadeira, mas ainda tem gente que tem dúvidas se vale a pena conhecer Salvador. Para dirimir qualquer incerteza uma série de eventos como road shows, fam tours, rodada de negócio e um fórum de hotelaria serão realizados nos estados de onde partem a maioria dos turistas para promover a capital baiana. Cerca de 5 mil operadores e agentes de viagens serão capacitados, e 600 deles visitarão Salvador.

A inciativa é uma parceria entre a Prefeitura com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA) e a Salvador Destination. O convênio foi assinado nesta sexta-feira (27), no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, um dos cartões-postais da cidade. A parceria não é uma novidade, já foi realizada em anos anteriores, mas vai explorar novos atrativos, como explica o presidente da ABIH, Luciano Lopes.

“Uma das novidades é o turismo afro. O mês de novembro será todo dedicado ao tema afro. Salvador é uma cidade com maioria da população negra e nunca demos muita atenção a esse tema, agora, teremos um mês inteiro de eventos e festividades. Outro campo que estamos avançando é o turismo religioso, uma atividade que traz turista o ano inteiro. Além de divulgar a cidade como um polo cultural”, explicou.

O calendário de eventos de novembro, batizado pela Prefeitura como Novembro Negro, terá atrações nacionais e internacionais em todos os fins de semana no mês voltados para a promoção da cultura afro. Alguns são gratuitos e outros privados. Entre os dias 3 e 5 de novembro, primeiro fim de semana, será realizado o Liberatum, um festival internacional humanitário que já aconteceu no México, nas Filipinas e na Índia (confira abaixo).

As ações de promoção de Salvador serão desenvolvidas até dezembro, em nove capitais, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e em países como Argentina, Colômbia e Chile. A expectativa é alcançar 5 mil operadores e agentes de viagens. Cerca de 600 deles serão convidados para conhecer Salvador, as belezas e a qualidade dos serviços da cidade, como uma motivação para impulsionar as vendas.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) lembrou que a taxa de ocupação do setor hoteleiro em julho, agosto e setembro ficou acima da média antes da pandemia, assim como os dados parciais de outubro. A meta é ficar acima de 80% nos meses do verão. Ele destacou as potencialidades da cidade.

“Vamos seguir avançando para a consolidação do novo posicionamento de Salvador no Brasil e no mundo. Semana passada, fizemos um grande evento em São Paulo para apresentar a nossa cidade muito mais além do que todas as características que nós temos, como uma capital de negócios e de oportunidades. Temos o diferencial de ser uma das capitais mais negras das Américas e esse é um dos principais ativos pelos quais podemos atrair mais investimentos”, disse o prefeito.

Já o presidente da Salvador Destination, Glicério Lemos, afirmou que o objetivo da divulgação é também captar eventos que estimulem a economia e a geração de emprego e renda. Ele contou que está prospectando 110 congressos até 2027, o que deve atraí cerca de 200 mil turistas de negócios, perfil que gasta três vezes mais que o turista de sol e mar. Questionado sobre quais mercados Salvador quer adentrar, ele fez mistério. “Isso é uma questão estratégia, não podemos comentar”, provocando risos.

“A ideia é captar congressos e eventos na baixa e na média estação. Isso nos dá um equilíbrio e força para que empresas que sobrevivem do turismo tenham um equilíbrio financeiro. O principal foco nosso tem sido a área médica, que é a mais se destaca nessa área como importante fatia de mercado”, afirmou.

Durante o evento no Forte de Santa Maria, que ficou lotado, seis estabelecimentos comerciais de hospedagem, bares, restaurantes e agências de viagens receberam certificação do programa Quali Salvador. As empresas tiveram uma assessoria técnica prestada pelo consórcio internacional Sextante - União Espanhola de Normalização, gratuita e auditada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre melhorias na gestão em sustentabilidade, boas práticas e qualidade.

Confira as primeiras empresas certificadas pelo Quali Salvador:

• Quality Hotel & Suites São Salvador (Stiep);

• Hotel Mercure Boulevard (Caminho das Árvores);

• Hotel Deville Prime (Itapuã);

• Gran Hotel Stella Maris (Stella Maris);

• Restaurante Ki Mukeka (Armação);

• Restaurante Bella Napoli (Caminho das Árvores);

• Mais 80 estabelecimentos estão em processo de certificação.

Confira a agenda completa do Novembro Negro:

• Rolê Afro – Uma construção de roteiros para os visitantes conhecerem a cidade de forma decolonial, ou seja, sob uma perspectiva negra;

• Liberatum (de 03 a 05) – É um festival internacional humanitário que já aconteceu no México, nas Filipinas e na Índia.

• Reabertura do Muncab (dia 06) – O Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira com a exposição Um Defeito de Cor, conhecida no Brasil todo, com mais de 400 obras contando a história do povo negro;

• Seminário Nacional do Samba (dia 07) – Será a primeira edição do evento para tratar da importância do samba na cultura de Salvador e do Brasil;

• Candyall e Tal (10 e 11) – É um projeto com show, arte e cultura no Candeal;

• Afropunk (18 e 19) – Considerado o maior festival de cultura negra do mundo, teve a última edição em Nova York, na semana passada. Em Salvador, vai homenagear a cantora Acione, a Marrom;

• Caminhada da Liberdade (dia 20) – O evento é organizado pelo Fórum das Entidades Negras e é realizado há quase 20 anos;

• Festival Afrofuturismo (20 e 21) – Evento de inovação, diversidade e tecnologia promovido pelo Vale do Dendê;

• Festival de Cinema Fianb (de 21 a 25) – Será o primeiro Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil, organizado pela Associação Nacional de Produtores Audiovisual Negros, e focado em cinema negro;

• Festival Salvador Capital Afro (de 22 a 24) – Fala de empreendedorismo, negócios e música. Será realizado no Centro Histórico, com a participação de artistas nigerianos;

• Expo Carnaval Brazil (de 24 a 26) – Uma exposição focada em cultura negra;

• Afro Fashion Day (dia 25) – Evento de moda realizado pelo CORREIO que reúne marcas baianas e modelos negros para celebrar a cultura afro;

• Dia Nacional da Baiana de Acarajé (25) – Será feita uma homenagem às baianas de acarajé;

• Desfile Mundo Negro (25) – Será um dia de Carnaval dos blocos afros. Parte dos grupos vai descer do Pelourinho e outra parte do Campo Grande, e vão fazer um grande encontro na Praça Castro Alves;

• Caminhada do Samba (dia 26) – A tradicional caminhada que acontece há muitos anos e que agora entra para o calendário fixo das celebrações pelo mês da Consciência Negra;

• Secream Festival (dia 30) – É um festival de inovação focado na criatividade de pessoas pretas;