PF faz operação contra fraudes no PIS e Pasep em cidades da Bahia

Mandados estão sendo cumpridos nesta quinta-feira (24)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2023 às 08:22

Operação da Polícia Federal cumpre mandados no Oeste da Bahia
Operação da Polícia Federal cumpre mandados na Bahia Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra um grupo que fraudava valores do PIS e do Pasep, por meio de saques indevidos. Os mandados da Operação Arcanum estão sendo cumpridos em cidades da Bahia e no Piauí, nesta quinta-feira (24).

A operação envolveu a participação de 40 policiais federais que cumprem nove mandados de busca e apreensão. As ações acontecem nas cidades de Xique-Xique, Jacobina, Baianópolis, Mansidão, Buritirama, Cotegipe e Santa Rita de Cássia, no estado da Bahia, além do município de Júlio Borges no Piauí.

Segundo a PF, o Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Delegacia de PF em Barreiras (DRCC/DPF/BRA/BA) identificou um esquema criminoso que realizava a contratação fictícia de funcionários por prefeituras municipais para receber indenizações e rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

De acordo com as investigações, foi identificado o cadastramento fraudulento de vários trabalhadores rurais da região, em vínculos de emprego urbano com entidades públicas, gerando direitos trabalhistas e sociais percebidos irregularmente.

Os envolvidos são investigados pelos crimes de estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e participação em organização criminosa, sendo que as penas somadas podem atingir o patamar máximo de 28 anos de reclusão.