Prefeitura inicia construção do Hospital Maternidade e da Criança; saiba como será

Ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (29)

Publicado em 29 de novembro de 2023 às 10:29

Hospital Maternidade e da Criança, na Federação
Hospital Maternidade e da Criança, na Federação Crédito: Gil Santos/CORREIO

A prefeitura de Salvador deu início às obras de construção do Hospital Maternidade e da Criança, no antigo Hospital Salvador, no bairro da Federação. A ordem de serviço da obra foi assinada nesta quarta-feira (29), pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e Secretária Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

O local terá dois prédios, sendo um principal e outro anexo. Ao todo, serão 12 mil m² e 10 andares. A estrutura foi desapropriada pela prefeitura há oito meses, após ter ficado abandonada. Durante o pico da pandemia de covid-19, o hospital era uma unidade de referência para pacientes com síndrome respiratória.

A estratégia da prefeitura também incluiu o retrofit do antigo Hospital Salvador, em março passado, para receber a nova estrutura.

"Não fazia sentido construir outro hopsital tendo uma estrutura como essa, que estava semipronta, adquirimos como patrimônio da prefeitura. Vamos investir mais de R$ 80 milhoes só na obra. Vem mais investimentos expressivos para equipar e operar", explica o prefeito Bruno Reis.

Na nova unidade, serão 200 leitos, sendo 96 leitos de maternidade, 37 leitos atenção infantil, 51 leitos atenção à mulher e 16 leitos hospital dia.

Segundo Ana Paula Matos, a estrutura hospitalar será complexa, com foco no atendimento à mulher e à criança. "Pela complexidade, vai ser uma entrega em fases. A nossa ideia é que entre junho e julho a gente possa entregar a primeira fase, com a maternidade em si, que as pessoas tanto anseiam, e a gente vai testando os fluxos, vai melhorando. Inaugura, por etapa, o pronto-atendimento pediátrico, e a cirurgia eletiva da criança e da mulher. Assim como foi no Hospital Municipal, que a gente fez a inauguração, e foi testando os serviços. Até o final do ano que vem estará tudo pronto", garante.

No local serão disponibilizados, além dos serviços de urgência e emergência, serviços de exames de apoio diagnóstico. O HMC disponibilizará cirurgias ginecológicas e gerais, além de colonoscopia, endoscopia digestiva alta, histeroscopia, mamografia com estereotaxia, pequenas cirurgias e ressonância magnética, dentre outros.