Prefeitura lança programa Prato da Gente em Pau da Lima e entrega novos CRAS e posto do CadÚnico

Bruno Reis diz que a Prefeitura vai entregar até o fim do ano que vem mais oito unidades de Restaurante Popular

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2023 às 15:18

Cras e Prato da Gente são inaugurados
Inauguração do CRAS e do CadÚnico e requalificação do Prato da Gente aconteceram nesta sexta-feira (28) em Pau da Lima Crédito: Betto Jr. / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (28) a requalificação do Restaurante Popular de Pau da Lima, que agora se torna a primeira unidade do Prato da Gente, novo programa social do município. Além de ampliar a oferta de alimentação gratuita no local, o restaurante também passará a oferecer à população cursos profissionalizantes em culinária e cozinha industrial, além de encaminhar os beneficiários para a rede de assistência social, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Também foram inaugurados um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) em Pau da Lima, em local anexo ao Restaurante Popular, com capacidade para atender até 600 pessoas por dia, e uma nova sede do CRAS do bairro, com estrutura maior e mais moderna. O prefeito Bruno Reis participou da inauguração dos três equipamentos, localizados na Av. Aliomar Baleeiro, ao lado do secretário de Promoção Social (Sempre), Júnior Magalhães, e outras autoridades do município.

Bruno disse que a Prefeitura vai entregar até o final do ano que vem mais oito unidades de Restaurante Popular, ampliando para 10 o número de equipamentos do tipo na cidade. Todos vão fazer parte do programa Prato da Gente. “Com essa filosofia, com essa proposta de permitir a progressão social, de dar condições para que a pessoa tenha autonomia. Todo mundo quer, através do seu trabalho, do seu suor, conquistar o pão de cada dia e realizar os sonhos da sua família. E é isso que nós vamos permitir”, afirmou.

Hoje, são dois restaurantes: o que está localizado no Pau da Lima e outro em São Tomé de Paripe. Com a ampliação, a previsão é que sejam distribuídas até quatro mil refeições por dia. De acordo com o secretário Júnior Magalhães, os locais que receberão os outros oito restaurantes já foram definidos e alguns imóveis já foram locados. O critério de escolha foram os níveis de insegurança alimentar e extrema pobreza de cada bairro.

Com a requalificação, o Restaurante Popular de Pau da Lima foi climatizado e ganhou uma concepção de restaurante-escola, com oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o SENAC. Os cursos terão especializações em culinária, confecção de doces finos, produção de salgados e outras áreas que fomentem o empreendedorismo.

Enquanto, antes, eram oferecidas 400 refeições por dia, em formato de quentinhas para levar, o Prato da Gente funciona com um buffet, no qual os cidadãos definem a quantidade que querem comer, e traz a opção de alimentação na própria unidade, distribuindo cerca de 550 pratos diariamente. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 11h.

CadÚnico

A nova central do Cadastro Único em Pau da Lima conta com 10 estações de atendimento e funcionará das 7h às 17h, com capacidade para receber 600 pessoas por dia. Com isso, Salvador chega a 36 postos fixos disponíveis para novos cadastros ou atualizações de pessoas em vulnerabilidade social nos programas de auxílio. Eles estão disponíveis nas 10 unidades de Prefeitura-Bairro, em 16 unidades dos CRAS, no Subúrbio 360 e em outros postos avançados.

Júnior Magalhães, titular da Sempre, se emocionou enquanto falava sobre o trabalho em prol das pessoas de baixa renda. “O CadÚnico gera cidadania para as populações em vulnerabilidade. Muitas famílias não têm nem o dinheiro do transporte para ir ao Comércio atualizar o seu cadastro na nossa sede. Por isso, nós temos democratizado o acesso, trazendo para mais perto da população”, disse o secretário.

Laura da Silva Vieira, 18, costuma acompanhar a tia, Lucineide, nos atendimentos no CadÚnico. Moradora do bairro, ela precisava sair com uma hora e meia de antecedência para chegar na antiga unidade do Pau da Lima. Agora, diz que em meia hora consegue chegar à nova localidade, que, apesar de ter sido inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, funciona há três meses. “É bem melhor, porque a gente não precisa se deslocar para longe. Antes, mesmo sendo no mesmo bairro, o CadÚnico era bem mais distante da minha casa do que esse aqui”, conta a jovem.

CRAS

O novo CRAS de Pau da Lima agora conta com uma estrutura maior, capaz de referenciar 5 mil famílias do entorno. Elas receberão atendimento particularizado, acompanhamento sociofamiliar e atividades socioeducativas no contexto comunitário. O prédio conta com cinco salas de atendimento, inclusive uma multiuso, voltada para palestras e atendimento a grupos familiares. Ao todo, Salvador conta com 28 unidades de CRAS, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Célia Pereira Fernandes, 66, faz parte de um projeto que incentiva pessoas idosas a integrarem atividades como prática de artesanatos, canto e dança, além de passeios. Ontem, a ação foi um pouco diferente: elas se apresentaram para o prefeito durante a inauguração dos equipamentos. Para Célia, foi satisfatório participar desse momento.

“Foi muito bom termos nos apresentado aqui hoje, porque nós temos um vínculo com o CRAS. Nós temos o nosso Cadastro Único e tiramos a Carteira do Idoso. Nós fazemos parte do CRAS também”, afirma.Célia Pereira Fernandes, 66, faz parte de um projeto que incentiva pessoas idosas a integrarem atividades como prática de artesanatos, canto e dança, além de passeios. Ontem, a ação foi um pouco diferente: elas se apresentaram para o prefeito durante a inauguração dos equipamentos. Para Célia, foi satisfatório participar desse momento.