Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Publicado indevidamente': PM repudia conteúdo nazista postado em rede social da Academia de Polícia Militar

Corporação não apontou, no entanto, de quem partiu a publicação e porque ela foi feita

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 7 de maio de 2025 às 21:06

auto-upload
Frase foi publicada no perfil da Academia de Polícia Militar Crédito: Reprodução

Após a Academia de Polícia Militar (PM) ser duramente criticada por publicar em suas redes sociais um vídeo com frase de um soldado nazista, a Polícia Militar da Bahia divulgou uma nota repudiando o conteúdo, nesta quarta-feira (7). O comunicado, no entanto, não apontou de quem partiu a publicação e porque ela foi feita.

A postagem destacou uma citação de Erwin Rommel, militar alemão que serviu como general marechal de campo da Wehrmacht, as forças armadas da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial: "Suor poupa sangue, sangue poupa vida, e cérebros poupam ambos".

A frase foi usada em um vídeo que mostrava o "pensamento do dia" da corporação. Na legenda, a academia ainda recuperou a trajetória de Rommel e disse que ele é considerado como "um dos maiores estrategistas militares da história".

Em seu comunicado, a Polícia Militar disse que o conteúdo foi publicado indevidamente e que adotou "providências administrativas cabíveis". Ainda segundo a PM, a mensagem não reflete os princípios institucionais da corporação.

"Todo material institucional veiculado em nome da Corporação deve estar alinhado com os valores democráticos, éticos e legais que regem a atuação policial militar no Estado Brasileiro. Qualquer manifestação em desacordo com esses princípios não representa o pensamento institucional nem orienta os processos formativos da Polícia Militar da Bahia", acrescentou.

Ao fim, o texto destacou que a PM "pauta a formação de seus quadros na valorização da vida, no respeito à dignidade humana e na plena observância aos preceitos constitucionais, especialmente aqueles voltados à proteção dos direitos fundamentais e à promoção da cidadania".