SUSTENTABILIDADE

Camarote Salvador reciclou quase 25 toneladas de lixo no Carnaval deste ano

Número representa aumento de 74% em relação aos resíduos desviados de aterro em 2023

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2024 às 21:44

Camarote Salvador
Camarote Salvador Crédito: Reprodução

Durante o último Carnaval, 24,6 toneladas de resíduos foram recicladas pelo Camarote Salvador. O período contabilizado inclui os dias de festa e os períodos de montagem e desmontagem. O número deste ano significa um aumento de 74% em relação ao ano anterior, quando 14,1 toneladas foram recicladas.

Os materiais reciclados foram destinados à Cooperativa de Catadores de Cana Brava (CAEC), beneficiando diretamente 75 famílias locais com a renda obtida.

A Premium Entretenimento, organizadora do Camarote Salvador, adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em seu planejamento de sustentabilidade. Este compromisso visa não apenas proteger o meio ambiente e o clima, mas também erradicar a pobreza e a fome, e garantir os direitos humanos.

“Nosso propósito é tornar o Camarote Salvador o mais sustentável no mundo. O intuito é proteger tanto o meio ambiente como as pessoas, com ações que contribuem antes, durante e depois da festa. Ficamos muito satisfeitos em ampliar os resultados da edição anterior, e vamos nos empenhar para conseguir números ainda maiores no ano que vem”, afirma Luciana Villas Boas, diretora-executiva da Premium Entretenimento.

Kallel Kopp, CEO da Is Eco, consultoria responsável pela direção de sustentabilidade no evento, destaca: “Este plano é um passo em direção a um Carnaval mais verde e inclusivo. Queremos mostrar que é possível ser sustentável e divertido”.

Ao todo, foram recicladas 23,3 toneladas de materiais e compostados 1,4 toneladas de resíduos orgânicos pelo Camarote Salvador, o que evidencia o compromisso com o objetivo “Lixo Zero” e alinhamento ao ODS 12 da ONU, sobre Consumo e Produção Responsáveis. Outro destaque foi o reaproveitamento de cerca de 90 mil litros de água dos condicionadores de ar, utilizados na manutenção dos banheiros, em sintonia com o ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

Outras ações

O Camarote Salvador doou 405,5 kg de lonas usadas para a Costura Solidária Sustentável. Este projeto possibilitou que mulheres confeccionassem 1.800 bolsas, arrecadando aproximadamente R$ 34 mil.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da Premium, Danielle Pires, é fundamental fomentar a produção e valorizar a mão de obra soteropolitana. “Além de retirar da natureza um produto que não teria outra utilidade, conseguimos agregar valor ao trabalho de um grupo composto por seis mulheres negras de Salvador. É nessa junção de benefícios ambientais e sociais que queremos e podemos atuar. A gente vem provando que o Camarote Salvador é muito mais que uma festa. Também provocamos transformação, e isso é muito gratificante”, diz.