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Cerca de 30 produtos feitos na Bahia foram avaliados por oito jurados; os preços vão de R$ 56 até R$ 350
Gilberto Barbosa
Publicado em 13 de março de 2024 às 06:00
A prova dos ovos do concurso de Páscoa do CORREIO foi realizada na tarde desta terça-feira (12). Além da rotina diária de produção e edição de reportagens, a agitação tinha um motivo especial: era dia da prova do concurso de ovos da Páscoa. De grandes marcas de confeitaria a pequenos empreendedores baianos, 30 produtos foram avaliados por um corpo técnico de oito jurados.
Além dos sabores tradicionais, surgiram variações com limão, caramelo, maracujá, pistache, brownie, sem lactose e até menos convencionais, como Romeu e Julieta, pudim de leite, olho de sogra e beijinho. O preço dos produtos consumidos varia entre R$ 56,50 e R$ 350.
Foram avaliados critérios como sabor, apresentação, criatividade, textura e inovação. Claro que a equipe da redação também participou da degustação, elegendo os seus favoritos ao final da prova. O resultado do concurso será divulgado na próxima edição de fim de semana do CORREIO, publicada neste dia 16 de março.
O concurso foi realizado originalmente entre os anos de 2016 e 2019 pela antiga editoria Bazar do jornal. A pandemia de covid-19 interrompeu a realização do projeto, que foi retomado este ano.
“A proposta é ajudar as pessoas a escolherem o seu ovo de Páscoa. Nós temos produtos de qualidade feitos aqui na Bahia, seja por grandes empresas ou pequenas confeitarias. São muitas opções, então, quando você tem uma dica ou opinião de alguém que você confia, facilita na escolha do produto”, afirmou a repórter Thais Borges
O júri é composto por integrantes da redação do CORREIO e convidados. São eles: Luísa Talento, professora e coordenadora do curso de Gastronomia da Unifacs; Pietro Gavazza, chef e influencer de gastronomia (@pietrogavazza); Suzane Senzano, empresária e influenciadora (@nannysenzano); Jailana Moura, responsável pelo perfil (@ondecomeremsalvador); Brenda Sales, jornalista e dona do perfil (@brendadesal); Luan Moura, professor de confeitaria (@luanmoura); Linda Bezerra, Thais Borges e Fernanda Varela, editora chefe, repórter e subeditora do CORREIO, respectivamente.
“A gente pesquisou e convidou marcas baianas ou ovos produzidos na Bahia. Para os convidados, pensamos em professores e influencers de gastronomia. Os critérios avaliados foram sabor, apresentação, criatividade, textura e inovação. Mesmo sem serem sabores tradicionais, alguns ovos remetem a sabores de doces da infância que não são mais vistos no dia a dia da cidade. Eu espero que o projeto seja útil para os leitores e que facilite a escolha deles na Páscoa”, completou Thais.
A montagem da mesa de degustação foi feita em colaboração com uma equipe do Home Center Ferreira Costa, que disponibilizou louças, utensílios para a exposição dos ovos, além de itens de decoração especial de Páscoa.
“A gente sabe que essa é uma tradição do jornal. Trouxemos toda a nossa linha de Páscoa para a apresentação. Foi um prazer ser convidado e estar participando desse evento”, afirmou o assistente de marketing da Ferreira Costa, Luciano Rodrigues.
*Com orientação da subeditora Monique Lôbo