Roda de conversa debate importunação sexual nas festas de Salvador

Evento será realizado no Shopping da Bahia, nesta quinta-feira (1º)

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 08:39

Delegada geral, Heloísa Brito, durante lançamento da Operação Abadá Crédito: Alberto Maraux/ Ascom SSP

Uma roda de conversa vai debater importunação sexual durante as festas populares em Salvador. O Evento é uma parceria entre a Polícia Civil e o Shopping da Bahia e será realizado nesta quinta-feira (1º), às 15h, na Praça de Verão, no segundo piso. O objetivo é conscientizar e alertar as pessoas sobre o respeito às mulheres e lembrar que, desde 2018, importunação sexual é crime.

A roda de conversa será conduzida pela delegada Bianca Andrade, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa Mulher Brasileira, espaço recém-inaugurado em Salvador, ao lado do Hospital Sarah Kubitschek. Também irão participar a advogada criminalista especialista em violência doméstica e crimes sexuais, Milena Pinheiro, a cantora Márcia Short e a jornalista e repórter da TV Record, Tainá Reis.

A Polícia Civil lançou a campanha de Carnaval ‘Não se Cale’, que visa levar esclarecimento para homens e mulheres sobre a importunação sexual, que passou a ser enquadrada como crime, por meio da Lei 13.718, sancionada em setembro de 2018, com previsão de dois a cinco anos de prisão.

No fim de semana, começam as festas pré-carnavalescas que reúnem multidões na Barra, um dos principais circuitos do Carnaval. Durante a folia de Momo, que começa em 8 de janeiro e segue até a Quarta-feira de Cinzas, a expectativa do Município é receber 3 milhões de pessoas na festa.