Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba como montar uma lancheira prática e saudável para as crianças

‘Lanche saudável não é sinônimo de gastar muito’, afirma nutricionista

  • E
  • Emilly Oliveira

Publicado em 3 de novembro de 2023 às 05:30

Nutricionistas dão dicas de cardápio saldável para as crianças
Nutricionistas dão dicas de cardápio saudável para as crianças Crédito: reprodução

Apesar de práticos, rápidos e com embalagens atraentes, os lanches industrializados são condenados pelos nutricionistas quando o assunto é lancheira saudável para as crianças. Para saber como montar opções mais amigáveis sem perder a praticidade, o CORREIO conversou com nutricionistas que listaram alguns alimentos com essa característica.

O cardápio indicado pela nutricionista clínica Isabela Ribeiro (@isabelajribeironutri) inclui frutas, tapioca com queijo, tomate cereja, broa, bolo de banana, sanduíche de frango, amendoim torrado, castanhas, ovo de codorna e água de coco. Segundo Isabela, a dica é montar a lancheira com três opções da lista sendo uma fruta, uma proteína e um carboidrato.

“Hoje em dia os pais têm a ideia de que montar um lanche saudável é sinônimo de gastar muito, mas não é. Comprar uma fruta é muito mais barato do que mandar um salgadinho ou um biscoito recheado como lanche”, destaca Isabela.

A nutricionista Carolina Dias, sócia da Clínica Carolina Dias e criadora do programa de emagrecimento Mereço+, acrescenta que escolher as versões mini de vegetais e legumes, como cenouras baby e tomate cereja é uma boa maneira de deixar a lancheira mais saudável. “Opte por já deixar tudo fatiado pois fica mais fácil a ingestão”, indica ela.

Segundo a nutricionista infantil e terapeuta alimentar, Marília Almeida, alguns preparos podem ser congelados para facilitar ainda mais o dia a dia, como o frango e a carne para usar como recheios. Ela também indica organizar a rotina e o cardápio da criança para agilizar as montagens.

“Sabe-se que a infância é uma fase importante para a construção do paladar e por isso os lanches também precisam ter alimentos saudáveis para favorecer a construção de bons hábitos”, afirma Marília.

Substituição

Para os dias em que a correria é tão intensa que não sobra tempo para montar a lancheira como manda o figurino, as nutricionistas indicam substituir os alimentos industrializados pelas opções industrializadas com menos ingredientes. Por exemplo: o biscoito recheado pela broa.

Segundo Carolina, essa quantidade é um fator de risco para a saúde das crianças. “Quanto mais ingredientes tem no rótulo de embutidos, mais prejudiciais são a saúde dos nossos filhos”, afirma ela.

Outros alimentos que os nutricionistas indicam a substituição são: suco de caixinha, carnes industrializadas, empanados de frango embutido e salgadinhos. “Lembrando que o equilíbrio é fundamental e não é necessário eliminar completamente esses alimentos da alimentação das crianças, mas sim limitar seu consumo e oferecer opções mais saudáveis na maioria das vezes”, pondera Carolina.

Opções saudáveis:

Frutas frescas (maçãs, banana, laranjas, morangos)

Legumes e vegetais (cenouras baby, tomate cereja, pepino fatiado

Tapioca com queijo

Broa

Bolo de banana

Sanduíche de frango

Amendoim torrado

Castanhas

Ovo de codorna

Água de coco