Salvador é a 3ª cidade em que mais choveu no Brasil nas últimas 24h

Inmet emitiu aviso de acumulado de chuva para parte da Bahia

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2024 às 08:18

Chuvas em Salvador
Chuvas em Salvador Crédito: Marina Silva/CORREIO

Salvador foi a terceira cidade brasileira com maior volume de chuvas nas últimas 24h. A capital baiana registrou na segunda-feira (22) 64.8mm de chuva e só ficou atrás de Pacajá (85.4mm) e Altamira (78.2mm), ambas no Pará. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

O ranking de acumulados repete Salvador, que aparece em terceiro lugar, com destaque para um pico de precipitação em Ondina, e depois, em geral, no quarto - com 63mm. O avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico e um sistema de baixa pressão vão favorecer, em todas as áreas de Salvador, chuvas até o fim de abril.

Nenhuma outra cidade baiana aparece entre as 10 onde mais choveu no país, mesmo assim, o Inmet emitiu um aviso de acumulado de chuvas para algumas zonas do estado. São elas: Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano, Centro Sul Baiano e Sul Baiano. Alguns dos municípios atingidos são Amargosa, Alagoinhas, Itaberaba e Porto Seguro. 

O aviso foi iniciado na segunda, com previsão de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. A orientação é observar alteração nas encostas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de emergência, acionar Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).