VIGILÂNCIA

Saúde oferece cursos de práticas sanitárias para supermercados e shoppings em Salvador

Temas como normas para conservação, armazenamento e exposição dos alimentos estão entre as discussões da iniciativa

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2024 às 10:57

Palestra da SMS
Palestra da SMS Crédito: Ascom/SMS

Para incentivar boas práticas sanitárias na comercialização de alimentos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (Visa), reuniu 250 representantes de supermercados de Salvador nesta quinta-feira (23). O primeiro encontro do curso Boas Práticas Sanitárias aconteceu no auditório da Associação Baiana de Supermercados (Abase), em Armação. A programação da atividade educativa também será realizada em shopping centers.

Na ocasião, foram abordados temas como as normas sanitárias para conservação, armazenamento e exposição dos alimentos; fracionamentos de produtos perecíveis como queijo, presunto, calabresa e afins; riscos sanitários; as penalidades previstas, caso a empresa não cumpra com as normas estabelecidas; e segurança e saúde do trabalhador, dentre outros assuntos.

“A educação é uma ferramenta preciosa para a saúde. Nossas equipes se empenham em ensinar como forma de prevenção, para que nossos cidadãos não venham a sofrer com problemas desencadeados pelo manuseio indevido dos alimentos e limpeza do ambiente. Todo esse cuidado gera confiança nas pessoas, de que elas podem consumir os produtos sabendo que há higiene e um órgão fiscalizador fazendo a sua parte”, destacou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

A diretora de Vigilância a Saúde (Dvis), Andrea Salvador, explica que a capacitação tem como objetivo trazer mais conhecimento e orientar os trabalhadores dos serviços de alimentação de shopping centers e supermercados sobre à segurança alimentar e normas sanitárias. “A intenção é evitar qualquer tipo de risco à saúde da população. Seguimos no intuito de fortalecer esta cultura da prevenção frente às ações da Visa onde educamos, orientamos e realizamos as ações de fiscalização nestes locais, pontuou.

A inscrição e convite para participação será realizada pela Abase e administração de cada shopping, que disponibilizará local para realização das palestras.

Programação:

– Dias 27/6, 25/7, 29/8, 26/9, 31/10 e 28/11 – Setor de supermercados na Abase;

– Dias 6/6 e 13/6 – Shopping da Bahia

– Dia 10/7 – Shopping Paralela

– Dia 11/7 – Shopping Salvador

– Dia 17/7 – Shopping Bela Vista

– Dia 18/7 – Shopping Lapa