Sebrae lança segunda edição do Desafio Liga Jovem na Bahia

Competição promove competências empreendedoras para estudantes

  • Foto do(a) author(a) Raquel Brito
  • Raquel Brito

Publicado em 15 de abril de 2024 às 21:45

Sebrae Bahia
Sebrae, Salvador Crédito: Divulgação

O Sebrae lançou, nesta segunda-feira (15), a segunda edição do Desafio Liga Jovem. A competição de empreendedorismo tecnológico, maior iniciativa do tipo nas escolas do Brasil, tem o objetivo de promover a inovação entre estudantes de todo o país. O lançamento aconteceu na Agência do Sebrae, no bairro Costa Azul.

Idealizado em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, o segundo ano do projeto chega com novidades. Enquanto a primeira edição focou em jovens entre 14 e 18 anos, sem vínculo direto com os anos letivos, a segunda contemplará quatro categorias: alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e educação superior. As inscrições foram abertas no dia 12 de março e seguem até o dia 7 de junho.

O desafio consiste na criação de soluções para problemas da escola e da comunidade ao redor dos estudantes, usando tecnologia digital ou analógica. José Soares, gestor estadual do Programa de Educação Empreendedora no Sebrae Bahia, explica que o foco da iniciativa é trabalhar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes desde a base.

“A gente propõe uma atividade mão na massa com um problema real, que afeta, aflige e está no caminho deles no dia a dia. Tem a ver com o contexto da escola, mas também tem a ver com o contexto do bairro, do estado, do Brasil e do mundo. A lógica é que os estudantes, em grupo, trabalhem nessa perspectiva de resolver problemas, exercitando o protagonismo”, diz.

O Desafio Liga Jovem inclui uma trilha de capacitação completa, que consiste em cinco lives de preparação, 30 horas de conteúdo ao vivo na Virada Empreendedora, e mentorias e feedbacks em todas as etapas. O projeto conta com atividades presenciais e on-line e haverá certificação tanto para os estudantes como para os professores. 

A expectativa é que 20 mil estudantes participem do Desafio Liga Jovem este ano. Ao longo da competição, os melhores projetos em cada etapa ganharão prêmios como vouchers de compra e smartphones. Na etapa nacional, o primeiro lugar receberá uma viagem internacional e notebooks, o segundo levará smart watches e o terceiro, tablets.

As equipes, que devem ter de dois a cinco estudantes, são determinadas pelos próprios jovens, com a presença obrigatória de um professor orientador, que também recebe prêmios. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no site do Desafio Liga Jovem e indicar a categoria na qual participarão. 

No último ano, a semifinal nacional contou com 100 equipes, das quais oito eram baianas e quase todas de escolas públicas. Nesta edição, a competição destinará dois terços das vagas na etapa inicial para a escola pública e acréscimo de 15% nas notas nas etapas estaduais e regionais. Além disso, em caso de empates, o primeiro critério de desempate é ser de escola pública.

Para Paula Vecchi, analista de projetos do Ideias do Futuro, a ideia é que o Desafio Liga Jovem chegue em todos os lugares do país e atinja um número ainda maior de jovens. “Enquanto Instituto Ideias de Futuro, a gente visa transformar a vida e a comunidade das pessoas através da educação. Nós sabemos que a educação é a única coisa que não se perde, que de fato transforma vidas. Então ter a parceria com o Sebrae nesse tipo de projeto é fundamental”, afirma.

Programação:

Março a junho: inscrições. No fim das inscrições, haverá a virada empreendedora. 

Junho: entrega do projeto, com um vídeo de até cinco minutos apresentando sua iniciativa. Os projetos serão avaliados de acordo com os critérios da competição e os seis melhores projetos por categoria e estado passarão para a Etapa Estadual. 

Agosto: etapa estadual, com apresentação on-line de projetos para jurados. Serão quatro bancas por Unidade Federativa, com seis equipes por categoria, classificando uma equipe por banca. Nesta etapa, haverá uma premiação de R$ 500 em vale-compras para os estudantes e professor orientador da equipe que ficar em primeiro lugar.

Setembro e outubro: etapa regional. Os vencedores de cada estado competirão em bancas on-line regionais, classificando uma equipe por banca. A equipe que conquistar o primeiro lugar ganhará celulares de última geração e viagem com tudo pago para a final nacional.

Dezembro: etapa nacional. Os vencedores de cada região disputarão a grande final, participando de uma imersão numa capital nacional em inovação e tecnologia. Serão quatro bancas presenciais, com cinco equipes em cada. O primeiro lugar receberá uma viagem internacional e notebooks, o segundo levará smart watches e o terceiro, tablets.

Educador Transformador

Além do lançamento do Desafio Liga Jovem, esta segunda-feira marcou a entrega de certificados para os vencedores soteropolitanos da etapa estadual do projeto Educador Transformador, que passarão agora para a fase regional.

O projeto premia iniciativas de professores em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

A vencedora do primeiro lugar em Educação Profissional, Rafaelle da Silva Souza, docente de física no Instituto Federal da Bahia (IFBA), ressaltou em seu discurso o poder transformador da educação.

“A gente incentiva os alunos a estudar de uma forma interdisciplinar e isso é muito gratificante, porque eles vão, de fato, mais longe. Eu fico muito grata e muito feliz pelo reconhecimento. Esses momentos são muito importantes para a gente ver. Claro que nem todos os professores conseguem chegar até aqui, mas todos eles têm igual importância para a educação”, afirmou a professora, responsável pelo projeto Um Dispositivo Detector de Parkinson.

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela