Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sem proteção: 42 pessoas foram mortas dentro de casa em Salvador em 2025

Caso mais recente foi de mulher executada a tiros na madrugada desta quarta (9)

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 9 de abril de 2025 às 09:58

Policial civil da Depom
Policial civil da Depom Crédito: Divulgação

Quarenta e duas pessoas foram mortas a tiros dentro de casa em Salvador ou na Região Metropolitana (RMS) em 2025. É o que mostram os dados do Instituto Fogo Cruzado, divulgados na manhã desta quarta-feira (9).

Os números incluem casos como o de Fernanda Pinheiro Lessa dos Santos, de 36 anos. Ela teve a casa invadida e foi morta a tiros no bairro Jardim Santo Inácio, durante esta madrugada.

A vítima, identificada como Fernanda Pinheiro Lessa dos Santos, chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, mas não resistiu aos ferimentos. A 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) vai apurar a autoria e motivação.

Os dados ainda mostram que o número de vítimas de tiros dentro de residências é igual a 43, ou seja, de todos os casos, houve apenas um sobrevivente.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) ressaltou que as ações das Polícias Militar e Civil resultaram nas reduções de 12,6% (Salvador) e de 15,7% (RMS) das mortes violentas, entre os meses de janeiro e abril de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em todo o estado, a queda é de 10,4%. A pasta não se pronunciou sobre os dados do Fogo Cruzado. 

Relembre outros casos

No final de março, um homem teve a casa invadida e foi morto dentro do imóvel no bairro de São Marcos, em Salvador. O crime foi confirmado pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A corporação informou que agentes da 47ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para o caso na tarde do dia 30 em uma denúncia de disparos de arma de fogo dentro de uma residência na Rua Rio Ave.

No local, entretanto, os PMs constataram que a vítima já estava morta e isolaram a área. A Polícia Civil (PC), que foi acionada no caso, deslocou uma equipe para o trabalho de perícia e remoção do corpo do local. Após o trabalho, a investigação do caso ficou a cargo da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). 

Em fevereiro, uma mulher grávida foi morta a tiros dentro de casa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na madrugada de sábado (15). A vítima, identificada como Sheila Silva dos Santos, tinha 26 anos.

A 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari instaurou inquérito policial para investigar o caso. A autoria e motivação do crime ainda estão sendo esclarecidas.

A reportagem procurou a Polícia Civil para ter atualização dos casos. O espaço segue aberto.