Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Só no ano que vem: cinco conselhos para tornar suas metas possíveis em 2025

Por que a gente tem tanta dificuldade de cumprir uma promessa feita na virada? Especialista dá dicas para criar sua listinha de conquistas para o próximo ano

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 17:30

Metas precisam ser atingíveis e negociáveis, diz especialista
Metas precisam ser atingíveis e negociáveis, diz especialista Crédito: Shutterstock

Pular sete ondas pode ser pouco para a quantidade de promessas que a gente costuma fazer na virada do ano.  Naquele mesmo momento em que os fogos de artifício estouram à meia-noite, todas as expectativas e metas renovam aquela esperança de uma nova chance e de que tudo vai dar certo. E a torcida é para que dê certo mesmo. Desafio, na verdade, é ver isso se transformar em realidade. Mas por que é tão difícil cumprir uma meta que prometemos toda vez que o ano vira? 

“Na maioria das vezes, nós estabelecemos metas fora da realidade. A gente cria algo muito generalista sem se perguntar se a meta realmente se encaixa na nossa rotina, se cabe no nosso dia a dia ou condiz com quem a gente é. E aí o ano acontece, os afazeres, os trabalhos e nos perdemos nesse ideal que estabelecemos porque nós não fomos honestos lá atrás. Determinamos algo muito grande e inalcançável”, afirma a psicóloga e autora do livro ‘Quantas vezes você já tentou mudar esse ano?’ (SobreGentes, 2024), Iana M. Diniz.  

Expectativas pouco realistas em relação à jornada trazem também aquela frustração e aí não vai demorar muito para adiar a meta e até mesmo, desistir dela. “Todos nós temos uma leve tendência ao perfeccionismo - alguns mais, outros menos. A gente quer alcançar logo o ideal, mas não quer construir a mudança. Porém, são os passos pequenos que vão construindo a nossa relação de autoconfiança, a sensação de vitória”.   

" A gente quer alcançar logo o ideal, mas não quer construir a mudança "

Iana M. Diniz

psicóloga e escritora

Alguém pode dizer que vai arrumar um novo emprego ou que vai voltar para a academia, a partir de 1 de janeiro. É muito mais sobre uma meta leve e alcançável do que uma promessa quebrada e frustrante. Uma meta muito grande e generalista precisa ser destrinchada em pequenas metas para realmente conseguir sentir, aos poucos, a sensação de evolução. 

“O cumprimento de uma meta pode e deve ser de uma forma leve. É possível, sim, conquistar nossos objetivos sem essa sensação de dificuldade. É justamente através desses pequenos passos, das pequenas vitórias no dia a dia. Escolhe uma coisa só, não fica querendo abraçar tudo de uma vez, não”, diz a especialista. Confira agora mais cinco conselhos para tornar suas metas possíveis no ano que vem.

1. Prioridades 

Estabeleça uma prioridade para o ano que vem, na verdade, uma área da sua vida de cada vez: amor, família, dinheiro, trabalho.  

2.Tudo no seu tempo 

Dentro da área que escolheu, defina pequenas metas que você consiga encaixar na sua rotina, no seu ritmo, coisas que sejam realmente viáveis.  

3. Honestidade com o aquilo que promete

Seja honesto com seus limites. Estabeleça coisas pequenas que você vai sentir, conseguir mensurar e ver a evolução de uma forma melhor. Quando você melhora uma área na sua vida, automaticamente esse efeito vai se espalhar em outras dimensões.  

4. Não se cobre tanto

Nada vai mudar em um passe de mágica. Olhe para dentro de si mesmo e veja o que é possível, viável e importante dentro do momento em que está vivendo. E se tiver que repensar e reprogramar a meta, tudo bem.  

5. Comemore cada evolução

Pequenas conquistas podem render comemorações o tempo inteiro e isso vai servir de combustível para novas mudanças.