Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Um policial federal também morreu na ação; outros dois policiais ficaram feridos
Da Redação
Publicado em 15 de setembro de 2023 às 09:20
Mais dois suspeitos de envolvimento com crime foram mortos em tiroteios com policial durante uma megaoperação que acontece na região da Estrada do Derba, em Salvador. Ao todo, quatro suspeitos já foram mortos na ação nesta sexta-feira (15). Um policial federal também morreu nas trocas de tiros e outros dois policiais, um civil e um federal, ficaram feridos e estão hospitalizados.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), dlegados e investigadores da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) encontraram os dois suspeitos no bairros de Valéria e Rio Sena e trocaram tiros com eles. Feridos, os dois não resistiram e morreram, mesmo sendo socorridos. Com eles, foram apreendidos duas pistolas calibre 9mm, carregadores e munições.
Desde o início da operação, dois fuzis calibre 5,56, duas pistolas, carregadores, munições, rádios comunicadores e roupas camufladas foram apreendidos. Quatro criminosos acabaram feridos e não resistiram.
Policial morreu
O policial federal morto foi identificado como Lucas Caribe Monteiro. Ficaram feridos o policial civil Vockton Carvalho e a policial federal Hosannah Carneiro. Não há detalhes sobre estado de saúde dos dois.
Batizada de Fauda, a operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
O governador Jerônimo Rodrigues lamentou a morte e afirmou que a Bahia não vai dar "guarita" ao crime. "Quero ser solidário à PF, perdemos um homem em confronto com o crime organizado, as facções. A polícia está indo de encontro a aquilo que não vai se estabelecer no estado da Bahia, que é a ocupação pelo crime organizado. Vamos continuar firmes"", disse ele, que está em Feira de Santana para entrega de viaturas. "A gente não vai abrir mão da nossa segurança e firmeza para que na Bahia não se instale o crime organizado".
Segundo o governador, um ataque que ateou fogo a um ônibus em Castelo Branco nessa madrugada foi uma tentativa dos bandidos de "desviar atenção" da ação em Valéria.
Equipes das Polícias Federal, Militar e Civil cumprem ordens judiciais na capital baiana, à procura de foragidos, armas, munições e entorpecentes. Cerca de 100 policiais participam da operação. Dois fuzis foram apreendidos.