POLÍCIA FEDERAL

Suspeito de estuprar criança é preso em Vitória da Conquista

A investigação aponta que homem armazenava centenas de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil, incluindo abusos praticados por ele

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2024 às 15:05

Polícia Federal e Polícia Civil atuam juntas em operação
Polícia Federal e Polícia Civil atuam juntas em operação Crédito: Alberto Maraux/SSP-BA

Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, por suspeitas de estupro de vulnerável. A prisão preventiva foi efetuada nesta quinta-feira (16), durante a 'Operação Proteção', com o objetivo de combater crimes de estupro de vulnerável e de produção, oferta, troca, disponibilização, transmissão, distribuição, aquisição, posse ou armazenamento virtual de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.

A investigação reuniu elementos que comprovam que o homem detido vinha, desde 2020, armazenando centenas de arquivos de fotos e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, se utilizando de redes sociais para receber e enviar estes arquivos para diferentes países, como Bolívia, Arábia Saudita, Índia, Filipinas, México, Indonésia e Colômbia. Ao todo, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva.

Dos arquivos encontrados em suas redes, dois chamaram a atenção dos investigadores por serem imagens aparentemente produzidas pelo próprio alvo da operação policial, o que acabou por se confirmar durante o cumprimento das buscas, tendo sido identificada a vítima e comunicada a situação à sua responsável legal.

Foi apurado, ainda, que o investigado já tinha sido denunciado à Polícia Civil, em 2020, pela suposta prática de crime de natureza sexual contra uma criança.

O preso, após ouvido em sede policial, será encaminhado à unidade prisional de Vitória da Conquista, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça.