Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja opções de locais públicos arborizados e ventilados para se exercitar em Salvador

Lista feita pelo CORREIO reúne parques e praças públicas com espaço e equipamentos ideais para fortalecer a saúde com atividades físicas

  • L
  • Larissa Almeida

Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 07:00

Parque da Cidade
Parque da Cidade Crédito: Marcelo Gandra/Divulgação

Em meio a alta estação, a procura por um corpo magro costuma aumentar a demanda nas academias das grandes e pequenas cidades, sobretudo as litorâneas. Com foco em desfilar nas praias e ter maior pique para curtir o Carnaval, as metas de inúmeras pessoas são perder peso, ganhar massa muscular e ficar sarado no menor espaço de tempo possível. Em Salvador, o cenário não é diferente. E embora não haja milagre para conseguir atingir todos esses objetivos de forma rápida – exercícios regulares, acompanhamento médico e dieta equilibrada são essenciais para obter o corpo desejado por cada um –, há como se exercitar de forma saudável, a baixo ou nenhum custo e em contato com a natureza na cidade.

O CORREIO listou abaixo os locais públicos arborizados e ventilados que são opções para quem quer fazer atividades físicas no verão – e em todas as outras épocas do ano. Confira:

1) Praça dos Eucaliptos

Localizada na Alameda das Algarobas, no Caminho das Árvores (terceira rotatória sentido Pituba), a praça tem área com vegetação extensa e mais de 19 espécies de árvores. O local é ideal para caminhadas, pedaladas e corridas, e ainda conta com equipamentos para treinos de musculação.

Praça dos Eucaliptos foi requalificada em 2019 Crédito: Arquivo/Divulgação

2) Praça Ana Lúcia Magalhães

Uma das principais praças da cidade, a Ana Lúcia Magalhães fica na Pituba e é uma ótima opção para quem quer se exercitar ao ar livre. Além de caminhadas, corridas e pedaladas, o local é propício para quem quer fazer musculação. Na última requalificação feita pela Prefeitura, em 2022, a academia de ginástica foi ampliada e o espaço ganhou duas pranchas abdominais, duas barras de apoio e duas barras paralelas. Já a academia de saúde conta com um simulador de pressão de pernas triplo, um simulador de cavalgada triplo, um multiexercitador de seis funções, um simulador de esqui triplo, uma barra alta giratória, um simulador de caminhada triplo, um simulador de giro vertical triplo e uma roda de ombro dupla diagonal tripla.

Praça Ana Lúcia Magalhães foi requalificada em 2022 Crédito: Betto Jr./Secom

3) Parque da Cidade

Também conhecido como Parque Joventino Silva, o Parque da Cidade fica entre os bairros da Santa Cruz e Itaigara. Conta com ciclovias, espaço com 3,7 mil metros de pista para caminhadas, corridas, skate, patins e patinetes, além de quadras de jogos. O local funciona de segunda a sexta, das 5h às 22h, e sábado e domingo, das 5h às 19h. O acesso é gratuito.

Parque da Cidade Crédito: Divulgação/Secis

4) Parque de Pituaçu

Cercado de verde, o Parque de Pituaçu tem relevo íngreme e solo argiloso, que é ideal para quem gosta de se arriscar em esportes mais radicais que aproveitem os obstáculos e ladeiras. O espaço está situado em frente ao Centro Administrativo da Bahia (CAB). É a maior reserva ecológica da cidade e costuma ser utilizado também por ciclistas para trilha de 14km no entorno da lagoa. Funciona todos os dias, das 7h às 19h, com acesso gratuito.

Parque de Pituaçu Crédito: Divulgação

5) Dique do Tororó

Palco de competições de corridas, o Dique do Tororó é ideal para quem quer começar a caminhar ou correr em uma área tranquila. Cercado de árvores, com vista para a água doce que abriga os orixás, o local público também possui uma academia de ginástica e dispõe de espaço para realização de atividades funcionais. Fica na Avenida Vasco da Gama, 212, Engenho Velho de Brotas.

Dique do Tororó Crédito: Arquivo/Divulgação

6) Praça da Bíblia

Situada no Ogunjá, entre as avenidas Mário Leal Ferreira (Bonocô, Vasco da Gama e a Praça Barros Reis, a Praça da Bíblia tem academia de saúde e ginástica e quadra de futebol em seus 10 mil metros de área. O espaço também é uma boa opção para caminhadas e atividades leves.

7) Lagoa dos Pássaros

Pouco popular, a Lagoa dos Pássaros tem 2.638,54 m² de área verde que abriga atividades físicas de variados tipos, desde caminhadas e pedaladas a trilhas. A lagoa também tem espaço para capoeira e academia de saúde. Fica na 1ª Travessa Arnaldo Lopes da Silva, no Stiep. Funciona de terça a domingo, das 6h às 18h, com entrada gratuita.

Lagoa dos Pássaros Crédito: Bruno Concha/Secom

8) Parque Pedra de Xangô

Localizado na Avenida Assis Valente, no bairro Cajazeiras 10, o Parque Pedra de Xangô conta com um espaço verde que é ideal para prática de atividades esportivas e religiosas. No lugar, é possível fazer caminhadas, exercícios de ginástica e trilhas.

Parque Pedra de Xangô
Parque Pedra de Xangô Crédito: Valter Pontes_Secom_PMS

9) Orla da Praia de Piatã

A Orla da Praia de Piatã conta com ciclovia, equipamentos de academia de ginástica e saúde, além de amplo espaço verde, arborizado e bem ventilado que ideal para práticas de exercícios leves ao ar livre, como caminhadas e corridas. Ainda, há espaço para a prática de skate, patins, patinetes, além de futevôlei.

10) Parque São Bartolomeu

Com mais de 150 hectares de área verde, o Parque São Bartolomeu é uma das joias do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Situado entre a Enseada dos Cabritos e o bairro de Pirajá, o local é reconhecido pela Unesco como reserva de biosfera de Mata Atlântica. Abriga quatro cachoeiras e algumas queda d´água, sendo procurado para trilhas, mas não só. O parque também é ideal para caminhadas, prática de capoeira e pedaladas. A recomendação é sempre ir em grupo. As trilhas devem ser agendadas e custam R$30 por pessoa. Crianças de até 5 anos e idosos a partir de 65 anos pagam meia-entrada. O local funciona todos os dias, das 8h às 17h.

Willy desfila no Parque São Bartolomeu
Parque São Bartolomeu Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela