Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Chile emite alerta de tsunami após terremoto e pede a moradores da costa sul que deixem suas casas

Tremor de magnitude 7,5 ser registrado no extremo sul do país nesta sexta-feira (2)

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 2 de maio de 2025 às 14:40

Chile emite alerta de tsunami após terremoto e pede a moradores da costa sul que deixem suas casas
Chile emite alerta de tsunami após terremoto e pede a moradores da costa sul que deixem suas casas Crédito: Shutterstock

O Chile emitiu um alerta de tsunami após um tremor de magnitude 7,5 ser registrado no extremo sul do país nesta sexta-feira (2). O terremoto também foi sentido no sul da Argentina, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (EUA). Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi registrado às 8h58 (horário local) 218 km ao sul de Puerto Williams, cidade da região de Magallanes. O fenômeno foi registrado no mar, a 10 km de profundidade. O tremor foi na região da passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O Cabo Horn é o ponto mais extremo ao sul do continente americano.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez um apelo na rede social X para que o pedido de evacuação da região costeira de Magallanes seja cumprido. Segundo ele, a ação é preventiva. Vídeos nas redes sociais mostraram pessoas saindo calmamente das regiões costeiras, enquanto sirenes soavam ao fundo, segundo informações do G1.

O governo da região de Magallanes informou que adotou medidas nas regiões de fronteiras após os tremores. A Assistência hospitalar foi suspensa no Complexo de Integração Fronteiriça Sul, somente chilenos que retornam e estrangeiros que partem serão acomodados nos Complexos Fronteiriços Última Esperança (Dorotea, Rio Don Guillermo e Casas Viejas). Além disso, a entrada no Chile pelo complexo de fronteira de de San Sebastián está suspensa.

Um alerta vermelho foi declarado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile para toda a região de Magalhães e Antártida Chilena. Este estado é estabelecido quando há ameaça de um pequeno tsunami com impacto limitado na área costeira. "O Senapred solicita que você abandone áreas de praia, costões rochosos, foz de rios, marinas, orlas (para veículos), calçadões costeiros (para pedestres), enseadas, portos e docas, pântanos e estuários", orienta o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres.

Ainda de acordo com o serviço, o alerta vermelho significa que todos os recursos necessários vão ser mobilizados para controlar a situação. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA) estimou que ondas atingirão bases na Antártida e cidades no extremo sul do Chile nas próximas horas.  A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional afirmou que ondas de 0,3 a 1 metro eram esperadas na Antártida e ondas de 1 a 3 metros eram esperadas no Chile.

 "O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) informa que, após o terremoto de magnitude 7,5 registrado nesta sexta-feira, 2 de maio, 218 km ao sul de Puerto Williams, a ameaça foi reduzida, mas a vigilância continua em vigor. Isso significa que não há mais uma emergência iminente, mas os riscos ainda podem surgir, portanto, medidas de precaução devem ser mantidas.