Dois turistas saem de nave e caminham no espaço

Jared Isaacman e Sarah Gillis fizeram uma caminhada espacial pelo programa Polaris Dawn, da SpaceX

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 12:08

tRIPULAN
tRIPULAN Crédito: SpaceX

O programa espacial Polaris Dawn, da empresa SpaceX, enviou dois turistas para flutuar no espaço na manhã desta quinta-feira (12). A dupla estava em uma nave com quatro tripulantes, e saiu para caminhar no espaço. 

Os escolhidos foram o bilionário Jared Isaacman e a engenheira de operações espaciais Sarah Gillis, que estão participando do projeto. A missão marca a primeira vez em que uma empresa privada leva civis para uma caminhada espacial, usando roupas especiais.

A viagem foi financiada pelo próprio Jared, e está no espaço desde a última terça-feira (10). Inicialmente, a expedição durará cinco dias, tendo seu retorno marcado para o próximo sábado (14).

Tripulantes da Polaris Dawn
Tripulantes da Polaris Dawn Crédito: SpaceX

A nave, chamada de Crew Dragon, saiu da base da Nasa na Flórida, nos Estados Unidos, chamada de Kennedy Space Center. Em sua decolagem, foi junto ao foguete Falcon 9. A operação já havia sido adiada duas vezes no final de agosto, devido a previsões meteorológicas complicadas.

Isaacman foi quem saiu primeiro da nave. O veículo liberou o bilionário às 7h52, seguido de Sarah às 8h05. Os dois ficaram pouco mais de uma hora no espaço, sobrevoando a Austrália e a Antártida. O passeio foi feito a 700 km da Terra.

Em transmissão ao vivo, os viajantes compartilharam suas experiências. "Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito", comentou Isaacman.

Tripulantes da Polaris Dawn
Tripulantes da Polaris Dawn Crédito: SpaceX

A empresa responsável pelo passeio é do bilionário Elon Musk, que renomeou o Twitter em correlação com a Space X. Não é a primeira vez que um projeto da empresa fica marcado na história, tendo a própria Polaris Dawn sido a expedição a alcançar 1.400 km de distância da Terra, a maior atingida desde o programa Apollo, em 1972.