Filhos de El Chapo capturam procurado pelo FBI e o entregam aos EUA como sinal de 'boa vontade'

David DeWayne Young era procurado como parte de um grande caso de conspiração de drogas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2024 às 21:40

David DeWayne Young e Iván Archivaldo Guzmán Salazar, chefe de Los Chapitos
David DeWayne Young e Iván Archivaldo Guzmán Salazar, chefe de Los Chapitos Crédito: Reprodução

Filhos do ex-barão do tráfico de drogas Joaquín Guzmán, mais conhecido como El Chapo, capturaram David DeWayne Young, um fugitivo procurado pelo FBI, e o entregaram como uma sinal de "boa vontade" com o governo dos EUA. As informações são do jornal Extra.

David DeWayne Young era procurado como parte de um grande caso de conspiração de drogas. Ele é supostamente membro da Ghostface Gangsters Gang, um grupo do crime organizado exclusivo para brancos que emergiu de uma prisão na Geórgia (EUA), no início dos anos 2000. O grupo trafica especialmente fentanil, um opioide 50 vezes mais potente que a heroína.

Supremacista racial, Young, também conhecido pelo apelido de Khaos, foi preso em Hermosillo (México) em março deste ano, num esforço conjunto entre o FBI e as autoridades mexicanas.

De acordo com o jornalista Óscar Balmen, filhos de El Chapo, conhecidos como Los Chapitos e chefiados por Iván Archivaldo Guzmán Salazar, envolveram-se diretamente na operação.

"Eles sabiam que um fugitivo americano estava escondido em uma das suas fortalezas. Decidiram que iriam marcar pontos com o FBI e entregá-lo como uma oferta de boa vontade", contou Balmen. "Dar a cabeça de Young numa bandeja seria conveniente para eles", acrescentou o jornalista.

Condenado à prisão perpétua nos EUA após ser declarado culpado de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uso de armas de fogo, El Chapo está preso na penitenciária de segurança máxima ADX Florence, no deserto do Colorado. Em setembro do ano passado, Ovidio Guzmán López, filho do ex-líder do cartel de Sinaloa, foi extraditado aos EUA.