Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Governo da Bahia estuda adotar ponto facultativo nos jogos da Copa Feminina de Futebol

Torneio começa no dia 20 de julho

Publicado em 11 de julho de 2023 às 17:35

null Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

O Alô Alô Bahia apurou que o Governo do Estado está discutindo a ideia de adotar ponto facultativo durante os dias de jogos da seleção na Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2023, que inicia na próxima semana, dia 20 de julho e vai até o dia 20 de agosto.

Ainda não há uma definição. A informação sobre a discussão estar em andamento foi confirmada ao site pela Secretaria de Comunicação da Bahia e também pela Casa Civil.

A ministra do Esporte, a ex-voleibolista Ana Moser, havia manifestado interesse em tornar ponto facultativo no Brasil os dias de jogos da seleção feminina. A ideia da ministra é dar ao futebol feminino o mesmo tratamento dos jogos da seleção masculina.

Até o momento, o Rio Grande do Norte foi o único estado a aderir à ideia, na capital Natal. A proposta foi votada na Câmara de Vereadores da capital, que aprovou, em março, uma resolução que dá ponto facultativo aos servidores nos horários de jogos da Copa Feminina. Segundo o órgão, a medida visa equidade de gênero no esporte.

Até o momento, nada foi decidido no âmbito federal e nem no estadual. A princípio, o Brasil tem três datas já definidas de jogos, mas, se a medida for para a frente, o país pode ter até sete pontos facultativos, entre julho e agosto, a depender do desempenho da seleção ao longo da competição. Na primeira fase, as mulheres do Brasil enfrentam França, Jamaica e Panamá.

Esta será a 9º Copa do Mundo Feminina de Futebol. Ao todo, 32 seleções disputam o torneio durante 30 dias de jogos. O evento mundial marca a despedida da alagoana Marta Vieira da Silva, a maior jogadora da história do futebol feminino.

Confira o calendário dos jogos da Copa do Mundo Feminina na fase de grupos:

24/07/2023 - Segunda-feira, às 8h: Brasil x Panamá - Adelaide (Austrália);

29/07/2023 - Sábado, às 7h: - Brasil x França - Brisbane (Austrália);

02/08/2023 Quarta-feira, às 7h: - Brasil x Jamaica - Melbourne (Austrália).

Relembre como foi em 2022

Na Copa do Mundo FIFA de Futebol Masculino 2022, o Governo da Bahia decretou alterações no expediente nas repartições públicas estaduais. O governador Rui Costa assinou a medida orientando que, nos dias que as partidas iniciassem às 13h, o expediente seria até às 12h. Já nos dias que as partidas iniciavam às 16h, o expediente encerraria às 15h.

A medida pode ser inédita na Bahia?

Nem tanto. Em 2019, a Defensoria Pública da Bahia também decretou ponto facultativo nos dias de jogos da seleção feminina de futebol. O órgão adotou a medida como forma de assegurar a igualdade de gênero e estimular a valorização das mulheres nos esportes. Naquele ano, o torneio mundial feminino foi exibido pela primeira vez na TV aberta brasileira.