Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Homem danifica Linhas de Nazca, no Peru, ao escrever nome

As linhas de Nazca foram traçadas há mais de dois mil anos e mostram figuras geométricas e de animais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2015 às 17:56

 - Atualizado há 2 anos

Autoridades peruanas confirmaram nesta sexta-feira (18) que um homem danificou as Linhas de Nazca, no sul do Peru, ao escrever seu nome sobre os geoglifos milenares. O estrago foi constatado quando um canal de TV divulgou imagens do geoglifo do pelicano, sobre o deserto sul do país. Na parte superior da obra, observou-se a frase "Desenhista Luis Tadeo", escrita na terra.

"Não é um dano recente (...) Estimamos que deve ser de um ano e meio atrás. Esse homem já foi denunciado e gravou seu nome em outros locais da zona", disse à Johny Isla, representante do projeto Gestión Nasca, do Ministério da Cultura peruano.(Foto: Divulgação)De acordo com Isla, o responsável pelos danos foi identificado como Luis Tadeo Cruz. Ele sofre de uma doença terminal e "grava o nome para que as pessoas se lembrem dele". Ainda segundo o funcionário do governo, a primeira denúncia contra Cruz foi feita há seis anos. 

Em dezembro de 2014, ativistas da organização não governamental Greenpeace causaram "danos irreparáveis" em uma área de 1,6 mil metros quadrados dos geoglifos. Na ocasião, o Greenpeace emitiu um comunicado pedindo desculpas pela ação. "Lamentamos profundamente e estamos plenamente conscientes de que a nossa mensagem não foi recebida como esperávamos", disseram.

As linhas de Nazca foram traçadas há mais de dois mil anos. Elas mostram figuras geométricas e de animais, que só podem ser vistas do alto. Até hoje, o real significado desses desenhos é um enigma. Alguns pesquisadores acreditam que se trata de um observatório astronômico, outros que seja um calendário.