Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Ex-presidente disse que desistência de Biden é "prova de amor pelo país"
Carolina Cerqueira
Publicado em 21 de julho de 2024 às 18:58
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se pronunciou através do X (antigo Twitter) após o anúncio de desistência de Joe Biden à disputa de reeleição para o cargo. Obama não poupou elogios ao político, atacou Trump, mas não citou o nome de Kamala Harris.
Tendo tido Biden como vice quando foi presidente, Obama chamou-o de "querido amigo e parceiro" e ressaltou o trabalho dele de combate à pandemia, criação de empregos, enfrentamento de mudanças climáticas e posicionamento contra a Rússia na guerra com a Ucrânia.
"O Presidente Biden afastou-nos dos quatro anos de caos, falsidade e divisão que caracterizaram a administração de Donald Trump", escreveu Obama.
"Joe entende melhor do que ninguém o que está em jogo nesta eleição – como tudo pelo que ele lutou ao longo de sua vida, e tudo o que o Partido Democrata representa, estará em risco se permitirmos que Donald Trump volte à Casa Branca e dermos aos republicanos o controle do Congresso", completou.
O ex-presidente ainda defendeu que Biden teria "todo o direito de concorrer à reeleição e terminar o trabalho que iniciou" e que a decisão de desistir deve ter sido "um dos momentos mais difíceis de sua vida", sendo então "uma prova de amor pelo país".
Obama não mencionou o nome de Kamala Harris (que já recebeu apoio de Biden e declarou que vai buscar nomeação do Partido Democrata), mas disse: "Estaremos navegando em águas desconhecidas nos próximos dias. Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual emerja um candidato notável".